sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alunos da rede estadual voltam às aulas após greve em Minas

G1


Quase cem mil alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais voltam às aulas nesta quinta-feira (29) depois de 112 dias de greve dos professores, de acordo com a Secretria de Estado de Educação. Os estudantes vão ter que repor as aulas durante as férias, inclusive nos feriados e fins de semana.

A previsão é que a reposição acabe na maioria dos colégios em março do ano que vem, segundo calendário da secretaria. Em algumas escolas, os dias letivos perdidos já começaram a ser repostos no último fim de semana.

Os professores retornaram ao trabalho, mas a negociação salarial continua a ser feita com o governo do estado.

Anúncio do fim da greve

Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais decidiram suspender a greve da categoria durante reunião na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhos em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria segue em estado de greve e em outubro será feita uma assembleia para avaliação das negociações.

A decisão dos trabalhadores foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na Cidade Administrativa, entre o secretário de estado do governo, Danilo de Castro, e deputados. No encontro foram apresentadas algumas propostas aos professores grevistas. A Secretaria de Estado de Educação disse que as proposições já haviam sido feitas anteriormente.

Entre as propostas estão a criação de uma comissão para negociação salarial, formada por representantes do governo, deputados e sindicato; a reversão de algumas punições impostas a categoria decorrentes da greve; e a suspensão do Projeto de Lei 2.355/11, que prevê mudanças na política salarial dos servidores da educação do estado.

A secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, disse ao G1 que o ano letivo vai ser cumprido em todas as escolas de “forma correta”, ou seja, como prevê a lei. A greve dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais durou 112 dias.cia Gazzola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário