sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MT- Estudantes do socieducativo apresentam trabalhos culturais

Apresentações culturais e exposições de trabalhos marcaram o V Seminário Volney Albano / Assessoria Seduc-MT

Seminário Produzir é uma Arte - Meninos do Futuro

“Produzir é uma Arte” realizado nesta quinta-feira (29.09), pelos alunos da Escola Estadual da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Meninos do Futuro. O evento ocorreu no auditório da unidade do Sistema Socioeducativo, em Cuiabá, e contou com a presença de mais de 100 pessoas.

Familiares dos estudantes, gestores e servidores das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), funcionários da Escola e professores aplaudiram com entusiasmo cada apresentação. Ao todo 40 adolescentes e jovens, de 12 a 18 anos, expuseram trabalhos sobre a temática da reciclagem.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Silvana Fátima de Anchieta, a Meninos do Futuro possui 145 alunos e todos participaram ao longo dos últimos dois meses de alguma atividade relacionada à preservação ambiental. Ela contou que os alunos que se destacaram foram escolhidos para a atividade.


Volney Albano / Assessoria Seduc-MT


Seminário Produzir é uma Arte - Meninos do Futuro
Silvana ressaltou que a formação do grupo que representaria os colegas foi dificultada em função da grande rotatividade de alunos. “Muitos daqueles que participaram do projeto já cumpriram as medidas socioeducativas e foram reintegrados, mas de alguma forma todos que estão aqui, tanto os 37 meninos quanto as três meninas participaram das produções de artigos recicláveis ou da montagem das exposições de ciências”, contou.

Estudos

Integrante da banda musical “Nova Geração” - que se apresentou durante o seminário - o estudante D.J.S.F. (18) está a oito meses no sistema em cumprimento de medida socioeducativa. Ele conta que nesse período não deixou de freqüentar as aulas, pois tem como meta se formar em direito.

Volney Albano / Assessoria Seduc-MT

Seminário Produzir é uma Arte - Meninos do Futuro
“Daqui três meses volto para casa e vou continuar estudando, pois quero ser advogado”, disse. Ele ainda ressalta que além dos estudos sairá da unidade com uma profissão. “Aqui vou à escola, faço parte da banda e ainda integro a ala dos amarelinhos que são àqueles que estão aprendendo a profissão de pedreiro”, disse.

Após participar da apresentação de dança com outras duas meninas, a menor C.A.L. de 17 anos informou que a escola tem contribuído para preencher o tempo em que está na unidade. “Além da escola e da dança, faço artesanato. Isso tem me ajudado muito há ocupar o período que estou aqui”, disse a estudante que há três meses, também cumpre medida socioeducativa. Ela ainda informou que no próximo mês, quando deixar o sistema continuará os estudos visando ingressar na faculdade de odontologia.

Mais Educação

Professora a 14 anos da escola, Lucélia Jesus de Alencar destaca que a unidade Volney Albano / Assessoria Seduc-MT

Seminário Produzir é uma Arte - Meninos do Futuro
possui atividades do programa Mais Educação do Governo Federal, desenvolvido em escolas do Estado com acompanhamento da Seduc. “É por meio do programa que desenvolvemos os cursos de qualificação”, contou.

Cabe a Lucélia trabalhar com os alunos o projeto de reciclagem com garrafas peti. “Fizemos vários trabalhos como arranjos, desenhos e materiais para expormos aqui. Dez jovens participaram e três vieram para fazer a apresentação”, disse toda orgulhosa ao lado da bancada de exposição dos produtos.

Mudança

Para Raquel Soares dos Santos (35), mãe de J.V.S.S. de 17, a Escola Meninos do Futuro tem feito a diferença na vida de seu filho. “Desde que entrou na unidade há quatro meses, ele freqüenta a escola. Além das aulas regulares também participa das oficinas. Até já aprendeu a fabricar boné e tapete. Ele já me garantiu que quando terminar de cumprir o que deve, vai usar toda experiência adquirida na escola para mudar o rumo de sua vida”, disse.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário