sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MT- Fórum Paz nas Escolas é debatido em Audiência Pública na AL

Fórum Paz nas Escolas é debatido em Audiência Pública na AL
O debate sobre a construção da cultura da paz foi destaque na quinta-feira (29.09) em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Na ocasião, o gerente de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Alan Kardec Benitez proferiu palestra sobre combate a violência nas escolas.

Benitez destacou a realização entre os dias 10 e 11 de outubro do Fórum Estadual de Educação “Paz nas Escolas”. O evento reunirá representantes de 50 municípios do Estado para discussão e construção de políticas públicas voltadas à prevenção a atos de violência nas unidades de ensino.

“Nessa atividade vamos reunir as propostas apresentadas nos cinco pré-fóruns ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande e nos demais, realizados em diversos municípios do interior, com o intuito de formatarmos ações de Estado voltadas ao tema”, explicou Alan.

O gerente também destacou a criação do Núcleo Escola Segura, composto pelas Secretarias de Educação, de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Segurança Pública (Sesp) e Defensoria Pública. O núcleo tem se reunido constantemente na Seduc para estudar ações de combate a violência escolar.

Construção

Em palestra na audiência, o antropólogo e pesquisador do núcleo de estudos sobre o negro brasileiro da Universidade de São Paulo (USP), Celso Luiz Prudente, ressaltou que construção da cultura da paz passa necessariamente pela democratização da educação. “O processo educacional tem que ser fundamentado no respeito à diversidade. Quando não há respeito ao diferente cria-se um comportamento antieducacional, pois forma nas pessoas a prepotência, sempre alimentada pelo preconceito”, afirmou.

Nesse sentido o pesquisador defendeu a adoção de medidas efetivas, por parte dos governos, que promovam a inclusão e acolhimento de “diferentes” como negros, índios, pobres, LGBTs, portadores de necessidades especiais, entre outros. Segundo ele, as diversidades educacionais são “a ponte para construção da cultura de paz”.

Além de Alan Benitez e Celso Prudente, a audiência contou com as contribuições do sociológo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos da Costa e da administradora, Benedita Enildes Correa. Deputados, alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Cesário Neto e população em geral também prestigiaram o evento.

VOLNEY ALBANO

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário