sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UFMT oferece mestrado em Estudos de Linguagem 2012

Redação 24 Horas News


O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (MeEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informa a abertura do processo seletivo 2012. São oferecidas 30 vagas, distribuídas nas áreas de concentração de Estudos Linguísticos e Estudos Literários. As inscrições devem ser feitas na secretaria da coordenação do MeEL, campus de Cuiabá, das 14 às 17h30, no período de 11 a 28 de outubro. O boleto para pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é R$ 100,00, pode ser obtido no site http://www.fundacaouniselva.org.br.

Quem reside em outra cidade poderá fazer a inscrição pelo correio, via sedex, até o dia 28 de outubro, no seguinte endereço: Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - 2º piso, sala 42, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - bairro Boa Esperança, CEP: 78.060-900 - Cuiabá, MT.

O candidato que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, pelo e-mail secretariamel@ufmt.br, ou telefone – (65) 3615 8408, para confirmar o recebimento da documentação.

É exigida a seguinte documentação para efetuar a inscrição: requerimento de inscrição; pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido em uma linha de pesquisa do mestrado; comprovante de proficiência em língua estrangeira, no caso de brasileiros, e comprovante de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros; curriculum vitae; fotocópia do histórico escolar do nível superior; diploma de graduação; fotocópia de certidão de nascimento ou de casamento, RG, CPF e Título de Eleitor; comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino; comprovação de pagamento da taxa de inscrição; e uma foto 3x4 recente.

A área de concentração em Estudos Linguísticos está dividida em duas linhas de pesquisas: Paradigmas de Ensino de Línguas - que investiga as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira - e Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens - que fomenta projetos em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Já a área de concentração em Estudos Literários está dividida nas seguintes linhas de pesquisa: Literatura e Realidade Social - que examina as relações entre a produção literária e estrutura social, valores, ideologias e técnicas de comunicação, bem como as relações entre autor, obra e público – e Literatura, outras artes, memórias e fronteiras - que contempla o estudo da literatura e outras formas de produção artístico-cultural, considerando as possibilidades de entrecruzamento e as perspectivas teóricas adotadas em sua interpretação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário