sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MT - Práticas simples e coletiva fortalecem biblioteca

Ferramentas simples que permitem a catalogação de livros por áreas do conhecimento, gênero, autor e nome da obra, vem despertado o interesse dos alunos da Escola Estadual Pindorama, localizada no bairro Santa Cruz, em Rondonópolis. Um programa de organização do acervo bibliográfico desenvolvido por uma professora tem feito a diferença no gerenciamento da biblioteca, bem como facilitado o cuidado com às obras.

“Antes as obras ficavam amontoadas em prateleiras sem especificação de número e gênero. O espaço estava mal cuidado, mas agora ao escolhermos uma obra para leitura conseguimos encontrar com facilidade e o local também melhorou”, contou a estudante Juliany de Abreu que cursa o 3º ano do ensino médio na escola.

Ela e demais colegas se uniram à professora Milene de Oliveira, autora do programa denominado “Biblioteca Atuante”, no trabalho de catalogação, classificação e organização dos 5.984 livros, além de CDs, DVDs e VHs pertencentes ao acervo da unidade. “Foram seis meses de trabalho que também foi coordenador pela professora Elizabeth dos Santos e contou com apoio de outros profissionais da unidade”, revelou Milene.

Após o trabalho manual, todos os dados sobre o acervo foram lançados no programa a custo zero. E para reinauguração da biblioteca ocorrida no final do mês passado, a professora conta que a direção da Escola, com recursos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Ministério da Educação (MEC) fez investimentos na melhoria do espaço físico. “Agora temos um local remodelado, com mesas e cadeiras utilizadas para leitura e com decoração feita pela professora Célia Suliano”, disse a professora. Milene também destaca que o trabalho na biblioteca conta com o apoio do técnico Marcos Escatambulo.

Modelo

Milene de Oliveira ressalta que pretende repassar o projeto a todas as escolas de Mato Grosso. Segundo ela, com o programa a Seduc poderá gerenciar os acervos de todas as unidades. “Temos a intenção junto com a assessora pedagógica Margarida Silva de Rondonópolis de levarmos o programa para as unidades aqui da cidade e depois da região e pretendemos apresentá-lo para a Secretaria para implantarmos em todas as escolas”, contou.

Para a professora a informatização dos acervos das bibliotecas contribuirá para incentivar os alunos, cada vez mais, ao hábito pela leitura. “A Escola Pindorama é a segunda da rede estadual que possui esse trabalho. Antes fizemos a mesma ação na Escola Ulisses Guimarães, em Campo Verde, e em ambos os lugares o interesse pela leitura, aumentou por parte dos alunos”, finalizou.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário