sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MT- Qualidade da educação é tema na etapa regional da Conapee em Cuiabá

Da Assessoria/Seduc-MT

PublicidadeCerca de cem profissionais da educação e representantes da sociedade civil organizada da Baixada Cuiabana estarão durante nestas quinta e sexta-feiras (29 e 30.09) participando de mais uma etapa de análise coletiva do Plano Estadual de Educação de Educação de Mato Grosso (PEE), na etapa regional da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee), na Hotel Fazenda Mato Grosso.

Nessa etapa serão eleitos 50 delegados que representarão os respectivos municípios durante a Conferência Estadual, no mês de novembro, na Capital. Na última etapa, se discutirá as metas do PEE possibilitando adequações com parâmetro no novo Plano Nacional de Educação (PNE).

É grande a responsabilidade que cada um tem na construção desse processo. É a oportunidade de revermos, de ressignificarmos as nossas metas”, destacou a secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), Fátima Resende.

Debates Os trabalhos foram iniciados com a distribuição de um formulário para facilitar a coleta de sugestões para os seis eixos de discussão: Qualidade da Educação; Inclusão e Diversidade na Educação; Educação e mundo de trabalho; Acesso e permanência no Ensino Superior; Profissionalização na Educação: carreira, salário e formação profissional; e Gestão Democrática da Proposta Pedagógica à Política de Financiamento às unidades.

“Penso que a questão da formação, tanto inicial com a continuada precisa ser revista. Os investimentos devem ser mais expressivos. Lendo nosso Plano percebemos que nem todas as necessidades estão contempladas. Na escola fizemos um amplo debate sobre todos os eixos em grupos de trabalho”, conta a professora da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, da cidade de Chapada dos Guimarães.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos do Ensino Privado (Sintrae/MT), Nara Teixeira, teceu elogios a estrutura democrática formulada para a coleta de contribuições. “A educação privada faz parte desse sistema de ensino. Considero esse como um momento privilegiado. É um momento único”.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, Maria Helena Bortollo, pontuo “a educação tem de ser prioridade em Mato Grosso. Não vamos avançar se não fizermos nosso dever de casa. Esse é o momento de discutirmos e apontarmos, de reafirmamos nossos objetivos e metas”.

Para o representante do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE), Geraldo Grossi Júnior, “Mato Grosso sai na frente nesse processo de luta, de avaliação e compreensão dos gestores. Tenho informações de que apenas 11 Estados possuem um Plano Estadual de Educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário