terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como Fazer uma Resenha



A resenha é muito confundida com um resumo, e não é para menos. A única diferença entre a resenha e o resumo é que na primeira, você deve colocar a sua opinião sobre a obra descrita. Há 4 tipos de resenhas, sendo elas: a acadêmica, a temática, a crítica e a descritiva. A função da resenha é fazer com que o leitor tenha uma perspectiva geral da obra que vai ver, seja ele um livro, um filme, uma peça de teatro ou um CD.

Por isso, a resenha deve ser curta, sem levar o leitor à exaustão. Em poucas palavras, você terá que descrever e comentar sobre a obra a fim de que o leitor opte por vê-la ou não.

Se você não sabe como fazer uma resenha, aqui vão algumas dicas, divididas em parágrafos:

1º) Descreva todos os dados bibliográficos da obra descrita: nome do autor, editora, ano de publicação e direção (no caso de filmes ou peças teatrais). Se preferir, escreva o contexto histórico em que a obra foi lançada e qual foi o impacto causado por ela naquele momento e como é hoje.

2º) Apresente a obra em poucas palavras, apenas para que o leitor a compreenda de modo geral. 3 linhas são o suficiente para tal descrição.

3º) A descrição da estrutura da obra vem nesse parágrafo. No caso de livros, escreva em quantos capítulos e seções ele é dividido, qual é o foco narrativo e o número de páginas. Se for um filme ou uma peça teatral, descreva em quantas partes e qual é a estrutura temporal utilizada pelo autor.

4º, 5º e 6º) Essa parte pode ter de 3 a 5 parágrafos e é aqui que você resumirá claramente toda a obra, contando a sua história com mais detalhes. Portanto, depende do número de páginas do livro ou do tempo da peça ou do filme para saber o número de parágrafos.

7º) Agora, você vai colocar o seu senso crítico para trabalhar. Nesse parágrafo, fazendo comparações com outras obras ou usando argumentos de outros autores, faça uma crítica à obra analisada, seja ela positiva ou negativa. O importante é que você tenha argumentos estruturados para fazê-la.

8º) Nesse parágrafo, você recomendará ou não a obra. Para tanto, escreva para que público a obra é direcionada, usando elementos pedagógicos ou sociais, com base na idade, na escolaridade e na renda dos leitores ou espectadores.

9º) Descreva um pouco da vida do autor da obra resenhada, falando um pouco das suas outras obras e qual foi a repercussão delas.

10º) Enfim, chegou a hora de se apresentar. Escreva o seu nome e a sua profissão. Se for estudante, por exemplo, diga de qual curso é estudante e de que período.

Pronto, a sua resenha está pronta. Agora, é só esperar pelas opiniões dos leitores e dos espectadores para ver se eles concordam com você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário