quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Educação no trânsito

Helio Nota 10

“No Trânsito dê preferência à vida” é o título do jornal que aproximadamente dois mil alunos das quartas séries do ensino público de Campo Largo irão receber, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os cuidados com o trânsito. O material aborda em 20 páginas os assuntos evolução dos meios de transporte, a exploração urbana, o caos no trânsito, a mobilidade e acessibilidade para todos, o respeito à diversidade humana, o trânsito e o meio ambiente, regras e sinais de trânsito, leis e códigos, curiosidades, e também conta com passatempos divertidos.

Os professores serão responsáveis por repassar as informações para as crianças em sala de aula, e posteriormente o jornal poderá ser levado para casa. As atividades de educação no trânsito em Campo Largo também se estendem em outras ocasiões, como a que ocorrerá no dia 7 de setembro, no desfile cívico, em que uma turma da Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi irá apresentar o tema trânsito. Outra instituição que também participa da campanha de conscientização sobre trânsito é o Colégio Cenecista Presidene Kenedy.

"As crianças quando recebem orientação na escola, passam a cobrar mais responsabilidade dos pais quando estão na direção dos veículos ou quando eles cometem qualquer infração de trânsito", afirma o Diretor do Departamento de Trânsito de Campo Largo (Deptran), Nivaldo Guerin. Segundo ele, a intenção é contribuir com os educadores na formação das crianças e na importância da participação como Agentes Multiplicadores, e as principais cobranças por parte das crianças são “pai, você passou no sinal amarelo ou vermelho”, “não pode dirigir e falar ao celular”, “você excedeu o limite de velocidade”, e “você parou em local proibido”.

“Com isto muitos pais sentem vergonha dos filhos e passam a respeitar as normas de trânsito, e quem ganha é a própria família que fica menos vulnerável a acidentes. As crianças e adolescentes, hoje pedestres, ciclistas e passageiros, amanhã serão os futuros condutores de veículos automotores. Participando desse tipo de campanha, certamente serão motoristas mais responsáveis do que a maioria que verificamos atualmente”, diz Guerin. O conteúdo do jornal na íntegra está disponível no site da prefeitura www.campolargo.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário