quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estudantes de MT embarcam para João Pessoa para participar das Olimpíadas Escolares

 
Os estudantes atletas de Mato Grosso, na faixa etária entre  12 e 14 anos, que irão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, embargaram nessa quarta-feira (07.09) no Aeroporto Internacional Mal. Rondon rumo a João Pessoa, sede dos jogos estudantis. Antes do embarque, os atletas receberam as últimas instruções dos coordenadores da delegação, no auditório do Aecim Tocantins.

A participação dos estudantes nas  Olimpíadas Escolares Brasileiras conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc). A delegação  viajou sob a coordenação do técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Rosberg Martins e dos coordenadores da Seel, Edmar Joaquim dos Santos, Valter Yamagushi e Marcio Nogueira.

O número total de atletas são 172, divididos nas categorias individuais e coletivas. Primeiramente viajam apenas 70 atletas que competem na categoria individual nas modalidades de atletismo, natação, judô e xadrez. Na terça-feira (13.09) embarcam a segunda parte da delegação, os atletas que participam  das modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal, nos naipes masculino e feminino.

O técnico da Seduc e chefe da delegação mato-grossense, Rosberg Martins destacou que o Estado será muito bem representado nos jogos. “Temos grandes chances de conquistarmos medalhas tanto nos esportes individuais quanto nos coletivos. Com destaque para o atletismo e handebol masculino”, disse. Ele citou o esforço do governador Silval Barbosa, através da Seduc e Seel no suporte logístico para que os estudantes pudessem participar das Olimpíadas.

O coordenador da Seel, professor Edmar Santos destacou que a ida dos atletas a viagens tem  um diferencial importante e promove um ganho fisiológico. “Em 2011, a Secretaria de Esportes  proporcionou o translado aéreo até a capital da Paraíba, o que resultará num ganho psicológico, pois os atletas chegarão descansados em grau de igualdade para fazer as competições”, enfatizou.

Expectativa

A estudante Daiana Sobral da Silva, 13 anos, da Escola Estadual Garcia Garrido Firmino, do município de Peixoto de Azevedo (675 km da capital), está ansiosa para chegar logo a João Pessoa e poder lutar por medalha na modalidade lançamento de dardo. “Venci os jogos estaduais, com um arremesso de 28 metros. Espero melhorar a marca nas Olimpíadas e subir ao pódio”, afirmou.

Estefani Ribeiro dos Santos, também do atletismo, é uma das atletas beneficiadas com o Programa Bolsa Atleta da Seel. Ela, em 2009, trouxe para Mato Grosso a medalha de ouro no revezamento 4x75, e, em 2010, conquistou a medalha de prata. Esse ano a estudante está confiante e espera conquistar mais uma vez o ouro e continuar inserida  no Bolsa Atleta. “Acredito que vou representar muito bem o nosso Estado e continuar fazendo parte do programa que beneficia os praticantes das modalidades esportivas. Tenho certeza que o nosso esforço e dedicação trarão excelentes resultados.

“O nível de preparação foi forte e intenso, acredito que podemos ficar pelo menos entre os seis finalistas”, disse o atleta da modalidade de natação de Cuiabá, Yago Bosalle.

ADRIANE RANGEL/VOLNEY ALBANO

Assessorias Seel-MT e Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário