quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Presidente do Sintep/MT participa de pré-fórum sobre violência nas escolas

 

Gilmar Soares explanou sobre o desinteresse das autoridades políticas de investir em Educação do Estado
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participou ontem (05) de manhã, do pré-fórum regional Cristo Rei/Várzea Grande, realizado no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), o objetivo é identificar o problema da violência, os conflitos que atingem diretamente as escolas e levantar propostas para o enfrentamento.

Segundo Gilmar Soares, a realidade das escolas em Mato Grosso não mudará enquanto o Estado não cumprir o seu papel. "Mato Grosso é um Estado desassistido. Nós não teremos condição de subverter o processo de violência instaurado na sociedade, e consequentemente, dentro das escolas, por dois motivos: falta de um projeto educacional de qualidade, que ocupe o tempo dos estudantes e condições para que eles não se envolvam com o narcotráfico. E também a falta de segurança nas instituições de ensino, já que não existe pessoal qualificado e profissionais suficientes para dar apoio", ressaltou.

O presidente do Sintep/MT afirmou que a violência está presente nas escolas, e o que se vê por parte do governo do Estado é o abandono da política de segurança e da política educacional. "Se não tivermos pessoal qualificado, efetivo, bem valorizado, escolas de tempo integral e projetos curriculares, não é possível atender adequadamente os alunos. A situação é lamentável, pois mostra o desinteresse e a falta de compromisso das autoridades políticas. Nós não podemos nos calar, sob pena de estarmos convivendo com o luto em nossas famílias. Nas escolas, o luto já está implantado", frisou.

O pré-fórum Cristo Rei/Várzea Grande continua amanhã (06), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Cefapro, em Cuiabá. Nos dias 08 e 09 de setembro, ocorre o pré-fórum regional Centro/Várzea Grande. Os dois pré-fóruns antecedem o 1º Fórum Estadual Para a Paz das Escolas, que será realizado pela Seduc/MT, por meio da Superintendência de Educação Básica (Sueb) e da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), nos dias 29 e 30 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário