quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A importância de saber administrar

 

Cometer erros quando está organizando alguns papéis ou quando esta fazendo uma conta é comum, porém quando os erros começam a participar do cotidiano mais do que o necessário, se tornam problemas e não ferramentas de aperfeiçoamento.

O saber administrar é uma habilidade profissional, que necessita atenção, precisão, autoconfiança e conhecimento. Uma pessoa que tem como função administrar deve estar preparada para receber crítica, pensar de forma ágil e carregar uma grande responsabilidade.

Um administrador tem que saber os resultados de suas escolhas, antes mesmo de fazê-las, a produtividade e qualidade de uma empresa antes de tudo é de responsabilidade desse profissional. Saber quem são seus funcionários, as etapas da produção, as características do produto oferecido, as vantagens da empresa, entre outros procedimentos são de fundamental importância para um bom profissional desta área.

A organização é primordial para um bom administrador. Conseguir separar as etapas de um processo todo e fazer com que cada uma destas trabalhe em um mesmo ritmo e com uma sintonia não é tarefa fácil, por isso o mercado de trabalho tem muitas vagas, a carência de profissionais não é o motivo para isso, mais a falta de bons profissionais, com qualificações para ocupar esses cargos.

Trabalhar em equipe, ser proativo e saber liderar são outras das qualidades necessárias para conseguir seguir essa carreira de uma maneira mais talentosa. Um administrador está presente em todos os lugares da empresa pública ou privada, na parte de relações humanas, financeira, comercial, entre outras.

Administrar um departamento é importante, pois além de agilizar o desenvolvimento dessa área, facilita a compreensão geral de quem trabalha e de quem compra a ideia desse trabalho. A administração é fundamental para que a organização seja bem planejada e para que não ocorram tantos erros.

Uma empresa que trabalha com estoque, por exemplo, necessita saber precisamente o número de matéria prima que tem no estoque, número de peças que podem ser feitas com esse material, qualidade e validade desse estoque, sem informações básicas como essas sua produtividade pode ter que parar repentinamente, prejudicando sua meta e lucros.

É indicado que quando contratado para um cargo com essas funções, o indivíduo seja formado ou tenha experiência, porque não são todas as pessoas que conseguem executar essas funções com seriedade e competência. Durante a formação na área estuda-se diversas formas de administração, o que possibilita conseguir distinguir os problemas e achar as suas reais soluções de uma maneira mais clara e qualificada.

Todos nós de alguma forma já administramos alguma coisa, ou o dia da semana que as roupas são lavadas em casa, o jantar de família, a partida de futebol, no entanto só alguns conseguem aproveitar melhor essas pequenas oportunidades de colocar suas habilidades de coordenação em prática de verdade. Muitos apenas mandam os outros fazerem as coisas, sem entender o sistema por trás de suas ações.

Organizar seus pensamentos, suas ações, suas compras, suas metas de trabalho, seus passeios e viagens, não deixa de ser uma forma de administrar que facilita as concretizações, aperfeiçoamentos e melhorias nos processos.

Aline Candido de Paula
Acadêmica de Design Gráfico pela PUCPR.

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