terça-feira, 6 de setembro de 2011

MT- Cursos do Ponto de Cultura Inca oportunizam saberes e práticas

 

Alunos da oficina de Instrumentos Alternativos, ministrada pelo músico Anselmo Parabá, do Ponto de Cultura do Instituto Cultural América (Inca), vão receber, nesta terça-feira (06.09) no CRAS Pedra 90, seus próprios instrumentos e contar com a organização de evento pelos alunos do curso de Agentes Culturais do Ponto de Cultura, ministrado pela produtora cultural, Cybele Bussiki. Os cursos têm o financiamento e apoio do Ministério da Cultura, por meio do Programa Pontos de Cultura, do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), patrocinadora da Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso, da Secretaria de Emprego, Trabalho e Assistência Social (Setas), da prefeitura municipal de Cuiabá e da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam).

As 24 crianças e adolescentes de 14 a 16 anos da oficina Instrumentos Alternativos vão apresentar quatro números. Segundo o instrutor Anselmo Parabá, os alunos "estão afinadíssimos uma vez que, das seis fases de ritmos que devem aprender eles já estão na quinta". Após a sexta fase, os alunos entram na segunda etapa que os levam ainda mais para a profissionalização. Além das crianças, o evento também apresenta grupos do Pedra 90. São eles: Gravidade Zero, Hip Hop, DJ Saci e As Novinhas.

Depois de quatro meses de intensa teoria, os alunos do curso de Formação de Agentes Culturais do Ponto de Cultura Inca vão ter a oportunidade de demonstrar tudo o que aprenderam. Cleide Catarina de Lima, explica que todos os 17 participantes estão preparados para organizar um evento inteiro, mas foram divididos em dois grupos com tarefas específicas a fim de ver o que cada um faz de melhor no que lhe foi determinado.

“Vamos cuidar da limpeza do local, da decoração, do som e iluminação e dos comes e bebes. Mas, se alguém não puder comparecer, qualquer um de nós está preparado para fazer a parte do outro sem problemas”, comentou confiante, juntamente com a colega de grupo, Silbene da Silva Santos.

As duas alunas disseram que estão aprendendo muito e e está sendo uma oportunidade para se qualificar e quem deixou de fazer o curso deve estar arrependido, tudo é uma escola. Cleide Catarina confessa que, mesmo para ela com 44 anos, ainda aprendeu coisas que não sabia durante o curso.

O dançarino Caçula do Pandeiro é um dos que fazem o curso de Agente Cultural. Apesar de 14 anos na estrada ele informa que conseguiu aprender muito. “Estou aqui porque sempre fiz tudo sozinho. Agora quero aprender a elaborar projetos e prestação de contas. Coisas que sempre terceirizei para alguém fizer”, revelou. Ele já adianta que vai usar tudo para seu projeto de retirada de crianças das ruas inserindo-as em projetos culturais elaborados por ele.

A dona de casa Adacy Ferreira de Miranda da Costa é uma das que também querem crescer. Ela disse que assim que soube do curso e resolveu participar, mais por curiosidade, mas não tinha noção de quão bom seria o resultado final. Lá, aprendeu como é o trabalho de um agente e como ganhar recursos e ajudar o marido, presidente da associação de Moradores do condomínio Sávio Brandão, Lauro Heleno da Costa, nos eventos. Por isso, está bastante satisfeita.

Sandra Regina Duarte, restauradora de livros e moradora do bairro Duque de Caxias, é outra participante surpresa e interessada em tudo o que tem aprendido. “Já tinha certa noção do que era o trabalho, mas agora que soube as técnicas, vi que pode ser mais fácil e produtivo e Cybele é muito didática para ensinar o que é preciso”, concluiu.

A produtora Cybele se disse surpresa com todos e sente que as oportunidades estão sendo bem aproveitadas. “Adotamos um processo que dá liberdade para eles criarem e, depois, com o resultado apresentado, aparamos as arestas para que os projetos fiquem como têm que ser”, explicou. Segundo ela, os alunos já estarão inseridos na organização de ações nos bairros durante o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que acontece em outubro.

Toda a coordenação dos trabalhos dos alunos está a cargo da produtora teatral Fernanda Gandes. “Aqui o trabalho é diferente do teatro porque avalio o aprendizado de cada um, mas vejo que o grupo está coeso e altamente receptivo a tudo que lhes é repassado. Portanto, vale a pena trabalhar com eles”, enfatiza.

O evento de entrega dos instrumentos acontece às 19h, no CRAS Pedra 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário