Com 280 escolas públicas cadastradas no sistema da
4º Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, as redes de ensino
estadual e municipal do Ceará aparecem em primeiro lugar no quesito participação
entre as unidades da Federação. Até 30 de junho, o sistema da conferência
recebeu cadastros de projetos de 468 escolas de 22 estados e do Distrito
Federal. O prazo para as escolas registrarem projetos vai até 7 de setembro. A
conferência nacional será realizada de 25 a 29 de novembro.
Com 280 escolas públicas cadastradas no sistema da 4º Conferência Nacional
Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, as redes de ensino estadual e municipal do
Ceará aparecem em primeiro lugar no quesito participação entre as unidades da
Federação. Até 30 de junho, o sistema da conferência recebeu cadastros de
projetos de 468 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. O prazo para as
escolas registrarem projetos vai até 7 de setembro. A
conferência nacional será realizada de 25 a
29 de novembro.
Na avaliação da coordenadora de educação ambiental do Ceará, Lindalva Cruz, 280 escolas é um número irrelevante, considerada a trajetória do estado nas três conferências anteriores. “Nosso objetivo, este ano, é ter a participação de mais de mil escolas”, afirmou. Lindalva atribui à mudança de gestão na maioria das redes municipais de educação, após as eleições municipais de 2012, uma das dificuldades para alcançar os números dos anos anteriores. Em 2003, o Ceará teve participação de 1.969 escolas; em 2005, foram 2.196; em 2009, 2.241.
Além das atividades para a conferência, a secretaria de Educação cearense trabalha os temas ambientais todos os anos. Dois eventos estão consolidados — a mostra estadual de meio ambiente e a feira de ciências do ensino médio. A mobilização em torno da mostra e da feira, segundo Auxiliadora Vasconcelos, da coordenação de diversidade e inclusão educacional da Secretaria de Educação, cria um ambiente participativo e motivador de educadores e estudantes.
Para divulgar a conferência, a secretaria reproduziu material disponível na página on-line da 4ª Conferência e promoveu encontros nas 22 regionais de ensino, com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Nessas reuniões, de acordo com Lindalva, foram apresentados os temas e orientações sobre a elaboração do trabalho na escola, criação do projeto e eleição de delegados para a representação estadual.
Conferência — A 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é dirigida a estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com idade de 11 a 14 anos. É constituída de três etapas:
• Escolar, obrigatória para as fases seguintes — cadastramento de projetos até 7 de setembro
• Estadual, que reúne os delegados eleitos nas escolas para debater os projetos — deve ocorrer até 25 de outubro
• Nacional, que deve alcançar 700 delegados, de 25 a 29 de novembro
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Conferência Nacional Infantojuvenil teve a primeira edição em 2003, a segunda em 2005 e a terceira em 2009. Cada uma reúne entre 600 e 700 delegados eleitos nas etapas escolares e estaduais.
O calendário e todos os procedimentos da preparação do evento estão na página da 4ª Conferência na internet.
Ionice Lorenzoni - Portal MEC (05/07/2013)
Na avaliação da coordenadora de educação ambiental do Ceará, Lindalva Cruz, 280 escolas é um número irrelevante, considerada a trajetória do estado nas três conferências anteriores. “Nosso objetivo, este ano, é ter a participação de mais de mil escolas”, afirmou. Lindalva atribui à mudança de gestão na maioria das redes municipais de educação, após as eleições municipais de 2012, uma das dificuldades para alcançar os números dos anos anteriores. Em 2003, o Ceará teve participação de 1.969 escolas; em 2005, foram 2.196; em 2009, 2.241.
Além das atividades para a conferência, a secretaria de Educação cearense trabalha os temas ambientais todos os anos. Dois eventos estão consolidados — a mostra estadual de meio ambiente e a feira de ciências do ensino médio. A mobilização em torno da mostra e da feira, segundo Auxiliadora Vasconcelos, da coordenação de diversidade e inclusão educacional da Secretaria de Educação, cria um ambiente participativo e motivador de educadores e estudantes.
Para divulgar a conferência, a secretaria reproduziu material disponível na página on-line da 4ª Conferência e promoveu encontros nas 22 regionais de ensino, com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Nessas reuniões, de acordo com Lindalva, foram apresentados os temas e orientações sobre a elaboração do trabalho na escola, criação do projeto e eleição de delegados para a representação estadual.
Conferência — A 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é dirigida a estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com idade de 11 a 14 anos. É constituída de três etapas:
• Escolar, obrigatória para as fases seguintes — cadastramento de projetos até 7 de setembro
• Estadual, que reúne os delegados eleitos nas escolas para debater os projetos — deve ocorrer até 25 de outubro
• Nacional, que deve alcançar 700 delegados, de 25 a 29 de novembro
Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Conferência Nacional Infantojuvenil teve a primeira edição em 2003, a segunda em 2005 e a terceira em 2009. Cada uma reúne entre 600 e 700 delegados eleitos nas etapas escolares e estaduais.
O calendário e todos os procedimentos da preparação do evento estão na página da 4ª Conferência na internet.
Ionice Lorenzoni - Portal MEC (05/07/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário