sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Abertura para o diálogo é uma das maiores satisfações de pedagoga



É gratificante perceber que a maioria dos professores está comprometida e se preocupa em fazer a diferença, diz Ivonir, de Venâncio Aires (RS).

Autor: Arquivo da escola


Perceber que a maioria dos professores está comprometida com a prática docente e se preocupar em estimular novos projetos é o que mais gratifica a pedagoga Ivonir Silveira da Rosa, de Venâncio Aires (RS), município a cerca de 130 Km de Porto Alegre.

Há mais de dez anos no magistério, ela já trabalhou com educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, supervisão escolar e até mesmo como vice diretora. Com curso de especialização em psicopedagogia institucional, ela atua como coordenadora pedagógica e supervisora escolar na Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, onde também mantém um blog.

Uma de suas maiores satisfações é quando observa que o espaço é aberto ao diálogo e que, apesar das resistências, é possível avançar e construir novas possibilidades na prática docente. Ou então, quando acontece o reforço de práticas que estão apresentando resultado positivo. “É fundamental perceber que é importante para o professor ter espaço para falar, mas devendo levar a uma mudança de atitude quando se constata que não é a opinião da maioria ou quando não leva a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem”, destaca.

Dificuldades – Entre as maiores dificuldades enfrentadas na coordenação pedagógica, Ivonir cita a troca de professores no decorrer do ano letivo, a resistência a horários para reuniões pedagógicas, e a falta de coerência do plano de trabalho com o plano de estudos. Outros desafios são a falta de recursos pedagógicos de apoio, como laboratórios de ciências e de informática, com profissionais disponíveis para auxiliar o professor. “O professor sozinho não consegue utilizar essas tecnologias no seu trabalho”, avalia. Para ela, no entanto, a maior dificuldade é a impossibilidade de acompanhar tudo o que acontece no âmbito escolar, pois as atividades burocráticas tomam muito tempo.

Ivonir é responsável pela reativação do Grêmio Estudantil, que considera muito importante para a realização de suas próprias atividades: “através dele percebo como está o trabalho em sala de aula, as relações com os colegas e a organização dos estudantes em busca da realização de seus objetivos. Alunos da quarta série do fundamental ao 3º ano do ensino médio (diretoria e colaboradores) participam da agremiação.

(Fátima Schenini)

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