quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Funcionários feitos reféns em escola

Homem invadiu a unidade de ensino e roubou os pertences dos funcionários, em Pernambuco.

Centro estudantil fica na rua Costa Sepúlveda, localizada no Engenho do Meio Mesmo em período de férias escolares, a Escola Estadual Diario de Pernambuco revelou a insegurança que ronda as unidades de ensino de todo o Estado e deixa estudantes e professores temerosos em uma rotina a mercê da violência. O último registro aconteceu por volta das 10h de ontem, quando o centro Escolar, localizada na rua Costa Sepúlveda, no bairro do Engenho do Meio, próxima ao Clube da Superintendência de Desenvolvimen­to do Nordeste (Sudene), foi invadida por um ho­mem de identidade ainda des­co­nhecida. De acordo com testemunhas, o suspeito teria pu­lado o muro dos fundos da Escola e feito refém, por cer­ca de vinte minutos, oito funcionários que trabalhavam no local, além de roubar os pertences pessoais das vítimas.

Apesar do recesso escolar, os servidores estavam na unidade de ensino por causa da realização das matrículas dos alunos para o início do ano letivo de 2011. Porém, no momento em que ocorreu o assalto nenhum estudante ou familiar estava na unidade. Depois de abordados pelo assaltante, todos os funcionários foram levados para a sala da secretaria da Escola, onde tiveram os objetos pessoais roubados. De acordo com relatos das vítimas à Polícia Militar (PM), o homem que invadiu a Escola estaria aparentemente armado, mas não teria sacado a arma para os servidores, tendo apenas mostrado o cabo do revólver a uma das funcionárias com o intuito de intimidar o grupo, que não ofereceu reação.

Uma das vítimas, uma servidora da unidade de ensino que presenciou o assalto e preferiu não se identificar, afirmou que não reconheceu o assaltante durante a abordagem, e não saberia dizer se ele já foi aluno da Escola ou circulava nas redondezas anteriormente. “Ele estava totalmente de cara limpa, sem capuz, e parecia estar drogado quando chegou naEscola. Eu não quis olhar muito para o rosto dele, pois estava nervosa com a situação, mas não cheguei a reconhecê-lo daqui da Escola ou de qualquer outro lugar”, contou. No registro dos policiais do 12º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento no bairro, constava o roubo de três telefones celulares e mais dois relógios de pulso dos funcionários da Escola.

Porém, em nota oficial, a Secretaria Estadual de Educação (SE) divulgou que também foram levadas bolsas das vítimas. Em contrapartida, nenhum material pertencente à Escola foi roubado. Após ser acionada pelos funcionários, a PM realizou diligências para tentar localizar o acusado, que não foi capturado e teve ainda o reconhecimento dificultado pela ausência de câmeras de vigilância dentro da Escola. Em nota, a Secretaria de Educação informou ainda que a Escola Estadual Diario de Pernambuco possui patrulha Escolar, que funciona apenas no período das aulas. No período da noite, permanece na Escola a segurança patrimonial noturna. No momento da abordagem do assaltante, não foi observado nenhum tipo de vigilância dentro da unidade de ensino.

Fonte: Folha de Pernambuco (PE) 27/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário