sábado, 5 de fevereiro de 2011

Seja um professor – a propaganda duvidosa do MEC





Painel do Educador

Seja um professor – a propaganda duvidosa do MEC


Mais uma vez, o governo federal, mediante o MEC, está veiculando campanha na TV para convencer os estudantes a seguirem a carreira de professor. O único argumento utilizado é o de que várias pessoas, no mundo inteiro, têm no professor um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de diversos países.

Em vez de adquirir mais um custo com produção e veiculação de propagandas desnecessárias, o governo deveria abrir uma escola acolhedora em um local desprivilegiado. Isso porque, se quisesse persuadir alguém a seguir a licenciatura, deveria demonstrar pontos positivos, como fazem as secretarias de saúde de lugares ermos, que apresentam grandes propostas aos novos médicos, inclusive salariais.

Já a propaganda do Ministério da Educação tenta “vender” um produto “danificado” como se estivesse em ótimo estado. Não seria isso uma propaganda enganosa? Ser professor, como algumas vezes escrevi, não é sacerdócio: amar a Educação não é sacrificar a própria subsistência em nome de um sistema que não valoriza a docência. É preciso investimento massivo na educação, o que passa, necessariamente, pela valorização do professor. Quando isso ocorrer, valerá a pena exibir a propaganda institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário