quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Seduc apresenta aos Cefapros meta para 2011

Cerca de 50 formadores dos 15 Centros de Formação e Atualizaçã


o de Professores (Cefapros) no Estado definem nos próximos três dias (26, 27 e 28) a agenda de trabalho para 2011. Os profissionais estão na Capital para juntos com a Superintendência de Formação, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alinhavar as ações pedagógicas para as 720 escolas estaduais.

O encontro, no auditório da Seduc, foi aberto pela secretária de Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida, abordando a importância do papel do formador como mediador das políticas pedagógicas junto às escolas. “Os bons resultados, aqueles observados pelos pais de alunos no desempenho dos filhos, passam pelo entendimento dos professores e gestores sobre as políticas pedagógicas implantadas”, disse reforçando o papel do formador.

A secretária adjunta de Política Educacionais, professora Fátima Rezende destacou na atuação dos formadores a importância de a todo instante manterem o foco no desenvolvimento das ações em sala de aula. Segundo ela, desde a elaboração do Programa de Trabalho Anual (PTA) , em 2010, até as discussões sobre as orientações curriculares, sempre devemos pensar no coletivo, na importância das práticas para o fortalecimento da Escola”.




Durante os três dias de encontro serão discutidos as metas para 2011, ao mesmo tempo em que analisam as fragilidade e conquistas de 2010. “Precisamos garantir as metas para melhorar ainda mais a qualidade de ensino”, acredita superintendente de Formação, Ema Marta Dunck Cintra.

Na platéia, um público ávido por trocar experiências. A diretora do Cefapro de Primavera do Leste, Márcia Roza Lorenzzon, traz propostas de novos projetos . “As escolas sentem nas práticas a importância do professor formador e solicita acompanhamento para todas as áreas”, relata. O Cefapro de Primavera existe desde 2009, e atende a seis municípios.

O diretor do Cefapro de Pontes e Lacerda, Sebastião Mota, desde o início das atividades, também em 2009 , a demanda só tem aumentado. “O Cefapro é um canal significativo para as escolas”, diz. Segundo ele, Pontes e Lacerda, e os dez municípios atendidos pelo Cefapro, aguardam com expectativa a conclusão das obras da sede própria para ampliarem ainda mais os projetos e atividades.

Os Cefapros, uma extensão da Seduc nos 141 municípios do Estado, reúnem atualmente cerca de 500 profissionais formadores, distribuídos pelas 15 regiões pólo. Eles são os responsáveis por acompanhar junto as escolas as políticas pedagógicas implantadas pela Secretaria.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário