Muito se escreve e muito se debate sobre a necessidade de uma participação ativa da comunidade no âmbito escolar. Na prática, a integração entre escola e comunidade é diminuta.
No intuito de estimular essa integração, propus aos profissionais da educação do Colégio Ângela Sandri, bairro Tranqueira, em Almirante Tamandaré, um sábado letivo diferente, com o envolvimento da comunidade escolar. Como foi? Recebemos, no dia 11 de junho, pela segunda vez, o escritor Nelson Girardi, que falou do seu livro Vencendo os medos pela escrita.
Maria Aparecida Marques, mãe de Gabriele Fernanda Marques, estudante da sexta série E, turno vespertino, testemunha: “Aprendi com o Girardi o caminho para vencer os meus medos”. Para Mari Polese, professora de História, o “Girardi tem um estilo Lauro Trevisan”.
Considerações - O aluno deve participar, mas só ele não basta. Segundo Carneiro (2005), se a escola não se mistura com a comunidade, perde a chance de "usufruir de sua maneira de ser, de suas relações de vizinhança, e, assim, a escola será uma instituição estéril, descontextualizada, que verdadeiramente não educa porque ao invés de comunicação faz comunicados".
Misturar-se com a comunidade significa envolver toda a comunidade e incluir pessoas de todas as classes sociais nas decisões conjuntas.
P.S.: A escola agradece ao Nelson Girardi a doação de mais 320 livros.
Jorge Antonio de Queiroz e Silvaqueirozhistoria@uol.com.brHistoriador, palestrante e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário