quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MT- Ministério Público Estadual e o combate ao bullying

Diretores de várias escolas de Cuiabá assinaram na última quarta (24.08) um termo de compromisso com o Ministério Público Estadual de combate ao bullying . O acordo foi firmado durante audiência pública, após ampla discussão sobre o assunto. O debate foi promovido pela 8ª Promotoria de Justiça Cível do Núcleo de Defesa da Cidadania da Capital.

De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, no termo de compromisso foram estabelecidas nove medidas preventivas para o combate desse tipo de violência. São ações relacionadas à capacitação dos profissionais de educação; controle dos registros de ocorrências; aplicação de penalidades administrativas;entre outras.

“Além de assegurar a implementação das medidas preventivas, o Ministério Público está a disposição das escolas para realização de visitas, palestras e participação de reuniões com a comunidade escolar para tratar deste assunto. Queremos estabelecer uma sistemática de atuação para contribuirmos com a redução dos índices de violência nas escolas”, ressaltou o promotor de Justiça.

Segundo ele, o município de Cuiabá já possui legislação sobre o tema e o Estado também vem discutindo a temática para aprimoramento da política 'antibullying'. Uma pesquisa realizada com estudantes da Capital demonstra que cerca de 45% dos alunos já foram vítimas da prática de bullying. Entre as consequências desse tipo de violência estão a baixa estima, falta de vontade de ir à escola, depressão, agressividade, stress, entre outras.

“Tudo isso pode tornar o ambiente escolar hostil e violento, contribuindo para a evasão escolar. O que o Ministério Público pretende é contribuir para a melhoria da educação, reduzir os índices de violência e bullying nas escolas, tornando este ambiente propício à formação da cidadania”, destacou Slhessarenko.


Fonte: Assessoria / CLÊNIA GORETTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário