domingo, 21 de agosto de 2011

MT- Denise retoma greve da educação por tempo indeterminado

Assessoria

Trabalhadores da educação do município de Denise, a 208 km de Cuiabá, decidiram em assembleia geral, realizada no dia 4 de agosto, retomar a greve da rede municipal de ensino. Segundo o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), José Jacinto Franco Neto, “a afirmação do prefeito José Roberto Torres, é que a cidade não possui condições financeiras para atender às reivindicações. Porém, ficou comprovado, a partir de estudos realizados pelos profissionais da educação, que é possível garantir aumento salarial a todos os funcionários”.

José Jacinto denuncia o descaso da administração do prefeito, que não compareceu na última reunião com a categoria. Segundo ele, José Roberto Torres enviou dois representantes. Na ocasião, os trabalhadores da educação apresentaram os estudos que comprovam que a prefeitura pode garantir o aumento nos salários. O argumento usado pelos representantes do prefeito, segundo presidente da subsede, “é que a arrecadação do município diminuiu, e com os recursos que possuem, mal dá pra pagar o salário dos professores”.

O presidente da subsede acrescenta que “a categoria está submetida a um piso defasado e, apesar de estar aberta às negociações, não há sequer uma proposta coerente e objetiva. Reivindicamos o valor nacional, mas estamos dispostos a discutir e chegar a um piso possível”.

A categoria realizou diversos estudos das receitas do município, já que o prefeito José Roberto garantiu que se ficasse comprovado, a partir desses estudos, a possibilidade de aumento salarial para todos os funcionários, ele assim o faria. A partir do pré-acordo, trabalhadores da educação suspenderam a greve iniciada no dia 25 de junho, e começaram as pesquisas. Apesar do resultado, o prefeito não se manifestou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário