domingo, 21 de agosto de 2011

MT- Silval promete curso de Medicina na Unemat e pode abrir vagas em 2012

Da Redação - Alline Marques /Secom-MT

Após ter provocado a ira do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), devido ao veto à alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previu o investimento de 2,5% da receita para a Universidade de Mato Grosso (Unemat) em 2012, o governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu o projeto político, pedagógico e orçamentário para a implantação do curso de medicina no campus de Cáceres. A expectativa é de que no próximo ano já abra vagas para o ingresso na faculdade.

A medida pode até acalmar o ânimos dos deputados, principalmente, de Riva que já anunciou que irá recorrer da decisão do governador. O projeto previa a alteração de 2% para 2,5% da Receita Corrente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Durante a cerimônia de colação de grau realizada pela instituição, Silval garantiu que irá buscar os recursos necessários para a implantação do curso na universidade. Segundo o chefe do Executivo, a oferta do curso de medicina é um desafio para o governo e para a comunidade.

“Esse curso de medicina é o desafio maior, mas vamos até o ministro da Educação para reconhecer, e nós vamos colocar os recursos necessários para assim dar oportunidade aos filhos dos trabalhadores, que não tem como pagar uma faculdade particular, de se tornarem doutores”, disse.

Numa alfinetada a Riva, Silval afirmou que o governo continuará garantindo recursos para que a Unemat se expanda e continue a qualificar pessoas em Mato Grosso. “O que nós queremos é uma universidade mais forte e que dê oportunidade aos cidadãos de Mato Grosso de terem um ensino superior”, afirmou.

O reitor Adriano Silva, ressaltou que a Unemat quer crescer, mas desde que seja garantida a qualidade e destacou ser preciso ter cautela para a abertura de novos cursos, mesmo lembrando que a faculdade de Medicina é um sonho da comunidade.
“Hoje estamos entregando o projeto do curso, e agora o mesmo será encaminhado para os conselhos superiores da Unemat, o Conselho de Ensino e Pesquisa (Conepe) e Conselho Superior (Consuni) para avaliação e aprovação.

Caso seja realmente implantado o curso de Medicina na Unemat, este será a terceira faculdade da disciplina em Mato Grosso e a segunda pública. Já que apenas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Cuiabá (Unic). O projeto político, pedagógico e orçamentário foi elaborado em conjunto pela Unemat, UFMT e consultores de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário