quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Educação brasileira teve avanços, aponta relatório da OCDE

G1
 
Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira (13) mostrou avanços na educação brasileira. Por outro lado, o estudo também revela a distância que separa o Brasil dos países desenvolvidos.

O estudo tem indicadores educadores de 42 países e mostra o avanço do ensino entre as gerações.

No Brasil o percentual de pessoas com ensino superior mudou pouco ao longo dos anos. 9% de pessoas com idades entre 55 e 64 têm ensino superior, entre os mais jovens com 25 e 24 anos, 12% fizeram faculdade. O crescimento de três pontos percentuais é considerado muito baixo. Na Coreia do Sul esse crescimento foi de 50 pontos percentuais. Entre os 42 países pesquisados, o Brasil ficou em 33º lugar.

O estudo também compara quanto cada país investe por aluno. O Brasil está abaixo da média. Na educação básica, por exemplo, o custo de um aluno no Brasil é de cerca de R$ 3.600, por ano. O investimento médio dos países pesquisados, quase todos desenvolvidos, é de cerca de R$ 12.200.

Julio Queiroz, de 25 anos, percebeu que só o ensino médio não ia conseguir abrir portas profissionalmente. Hoje estuda direito e faz estágio em um escritório. "Faculdade muda a vida de uma pessoa", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário