quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Seminário de pesquisa da Unemat discute Fronteira Oeste com participação de pesquisadores do Brasil e exterior

 

Assessoria/Unemat
 
 
 
O Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus Universitário “Jane Vanini”, realiza de 17 a 19 de outubro em Cáceres o I Seminário Nacional e II Seminário de Pesquisa Fronteira Oeste: Poder , Economia e Sociedade. O evento, uma realização do grupo de pesquisa que leva o mesmo nome do seminário, visa promover discussões acerca das produções de pesquisas e tenham como objeto a fronteira oeste do Brasil, entre os séculos XVIII ao XX em seus diferentes olhares e perspectivas. Para isso serão oferecidas conferências, mesas redondas e sessões de comunicação.

A intenção, de acordo com seus organizadores, é que o seminário torne-se um espaço de discussão e reflexão a partir do contato com pesquisadores e grupos de pesquisas que trabalhem a temática em outras universidades e instituições, gerando assim o fortalecimento dessa linha de pesquisa na Unemat. “Queremos com o evento estabelecer o diálogo de pesquisadores sobre o tema fronteira, proporcionando dessa forma o fortalecimento dessa linha de pesquisa e consequentemente abrindo perceptivas para um futuro programa de mestrado que a englobe” explicou o professor doutor Domingos Sávio da Cunha Garcia, que é coordenador do curso de História da Unemat e do evento.

O seminário conta na programação com conferencias que serão proferidas pesquisadores renomados como Paulo Miceli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da professora Silvia Helena Zanirato, da Universidade de São Paulo (USP) e pelo convidada do Universidade Autonoma Gabriel René Moreno – de Santa Cruz de La Sierra - Bolívia, Paula Penã Hasbún, cuja a participação também é uma forma de estabelecer relações de cooperação e diálogo com a universidade boliviana.

De caráter específico, o seminário está estruturado para participação de até 150 pessoas entre professores universitários, acadêmicos, professores das redes de ensino e interessados na temática fronteira.

Inscrições

Inscrições para apresentação de trabalho podem ser feitas até o dia 26 de setembro pelo e-mail: 2fronteiraoeste@gmail.com com pagamento feito no ato do credenciamento. O investimento é de R$ 30. Para participantes o prazo de inscrição vai até o dia 07 de outubro no Departamento de História, localizado no Campus Universitário Jane Vanini, bairro Cavalhada. O pagamento deve ser feito no ato da inscrição e a taxa para participantes sem apresentação de trabalho é de R$ 10.

O evento é financiado pela Fundação de Amparo e Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat) e conta com o apoio da Coordenação Regional do Campus de Cáceres, pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Extensão e Cultura (Proec).

Consultoria Técnica

Logo após a realização do seminário, o departamento de História promoverá no dia 20 e 21 de setembro, no período da manhã, com a participação de professores e comunidade acadêmica do curso da Unemat uma reunião juntamente com o professores Paulo Miceli e Silvia Zanirato para discutir a reformulação da matriz curricular do curso e projeto de pós-graduação.

Como outros curso de graduação da universidade que passam pela reformulação da matriz curricular, o curso de História buscou a consultoria do professor Paulo Miceli para colaborar no processo. Reconhecido no meio acadêmico pelos inúmeros trabalhos nas diversas áreas de História, com ênfase na História Moderna e Contemporânea, Miceli trabalhou em comissões e consultoria de várias universidades entre elas o curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário