quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Imaginação Guiada

A Imaginação Guiada é uma técnica terapêutica de relaxamento que focaliza e dirige a imaginação de maneira sutil e delicada. Diferente da visualização, ela trabalha não somente com o sentido da visão, mas também explora o olfato, a audição e o paladar. A técnica engloba a atividade mental, corporal e emocional; e é exatamente o foco dirigido ao corpo que a torna extremamente eficiente.

Quando criada de forma apropriada a Imaginação Guiada é capaz de transmitir à mente mensagens complexas codificadas através de símbolos simples e metáforas. Pode-se dizer que ela funciona como um carregador, trabalhando sob a superfície do corpo-mente, podendo reverberar continuamente.

Nos últimos 25 anos a eficiência da técnica vem sendo, cada vez mais, comprovada através de pesquisas que demonstram o impacto positivo que a Imaginação Guiada tem na área da saúde, criatividade e desempenho. Hoje é sabido que apenas 10 minutos de Imaginação Guiada pode reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol e glicose na corrente sanguínea, aumentar a atividade das células do sistema imunológico e aliviar dores, inclusive dores de cabeça. Ela também ajuda a melhorar a habilidade de esquiar, jogar tênis, andar de skate, escrever, atuar e cantar.

Acelera o processo de perder peso e diminui a ansiedade. Repetidas vezes a técnica também demonstrou reduzir os efeitos adversos da quimioterapia: náusea, depressão e cansaço. Por ser uma atividade associada ao lado direito do cérebro a prática também desperta outras funções ligadas à mente direita: emoção, risos, sensibilidade à música, espiritualidade, intuição, pensamento abstrato e empatia.

Por mobilizar processos inconscientes e pré-conscientes para auxiliar metas conscientes a técnica consegue despertar, de maneira mais intensa, a motivação e determinação de uma pessoa para alcançar o objetivo desejado. Embora sutil e gentil a Imaginação Guiada é poderosa, e torna-se cada vez mais eficiente com a repetição.

Uma das características mais atraentes da Imaginação Guiada é que praticamente qualquer pessoa pode usá-la, até mesmo as crianças.

Embora possa ser considerada um tipo de meditação, é muito mais fácil de ser praticada pelos ocidentais do que as tradicionais meditações, pois esta necessita de menos tempo e disciplina para adquirir habilidade em nível avançado. Isso devido ao fato da Imaginação Guiada seduzir a mente com imagens sensoriais atraentes que têm força própria.

Qualquer pessoa pode criar a sua própria Imaginação Guiada ou ouvir tapes criados com determinados objetivos. Abaixo disponibilizo um roteiro simples, mas poderoso, visando o relaxamento e o bem-estar de um modo geral.

Instruções:
a. Posicione-se da maneira mais confortável possível, alinhando a cabeça, o pescoço e a coluna. Acomode-se de tal forma que o corpo esteja sustentado por uma cadeira, cama ou qualquer coisa que o suporte.

b. Respire profundamente, procurando distender o abdômen o máximo que puder e segure o ar contando até sete. Expire lentamente contando o tempo em oito.

c. Mais uma vez inspire profundamente e desta vez respire contando quatro tempos: um, dois, três, quatro e segure o ar. Segure em sete tempos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete. Expire lentamente em oito tempos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito.

d. Repita mais uma vez a respiração contando quatro tempos para inspirar, segure em sete e expire em oito.

e. Agora envie a energia da inspiração a qualquer ponto do corpo que esteja dolorido, tenso ou rígido, liberando o desconforto com a expiração, de maneira a relaxar e soltar todos os pontos, tensos ou doloridos. Imagine uma bola de energia formada com a tensão e solte-a com a expiração. Assim, cada vez mais, você vai se sentindo confortável, relaxado, e observando, conscientemente e sem expectativas, o poder de cura da respiração cadenciada.

f. Ainda inspirando e expirando, pausadamente, procure soltar qualquer pensamento que venha a mente, de maneira que num pequeno intervalo de tempo ou fração de segundo a mente permaneça livre e tranqüila, enquanto você é presenteado com o silêncio.

g. Ainda mantendo a respiração observe a presença de qualquer emoção e solte-a com a expiração, de maneira que o emocional também se torne silencioso e tranquilo, como um lago sem ondulações.

h. Agora focalize a atenção no seu coração e concentre-se no pulsar. Observe-o com curiosidade. Se quiser, coloque a palma aberta de uma das mãos sobre a área do coração e sinta os batimentos cardíacos bombeando energia através de todo o corpo.

i. Então, imagine o ar entrando e saindo pelo coração, como se você, de fato, respirasse pelo coração, sinta o ar entrando e saindo compassadamente, de maneira que toda a região é acariciada pelo ritmo respiratório. Talvez você comece a sentir uma espécie de calor e satisfação se formando nessa região, suavemente, à medida que você continua a focalizar a atenção e a respiração no centro do coração.

j. Ainda mantendo o foco no ritmo e compasso da respiração pelo coração procure trazer para o consciente uma ocasião em que você sentiu muito amor e agradecimento, talvez alguma lembrança específica ou algum episódio onde você se viu só e rodeado por imensa beleza da natureza. Pode ser ainda que você tenha sentido o calor dos raios do sol ou talvez estivesse sob a luz do luar e o céu estrelado.

k. Pode ser também a lembrança de uma ocasião onde você se sentiu seguro e amparado por alguém muito querido ou quem sabe ainda a lembrança de segurar um bebê e sentir o cheirinho gostoso e macio de sua pele suave.

l. Talvez se recorde do afago gostoso de um animal de estimação ou ainda a lembrança do colo aconchegante da avó querida, ouvindo a sua voz macia e suave.

m. Talvez se recorde do dia em que venceu uma corrida ou um jogo e sinta a emoção dos movimentos macios e elegantes do seu corpo. Pode ser ainda a lembrança do dia em que você se sentiu fortemente conectado com anjos.

n. Enfim, deliberadamente, traga de volta ao consciente uma dessas ocasiões, revivendo a experiência em toda a sua exuberância, revendo a paisagem, os sons, talvez ouvindo alguma voz, sentindo o cheiro do ambiente ou talvez o toque suave em suas mãos ou rosto, trazendo de volta alguma qualidade especial no ar, uma sensação de calor através do corpo e você, mais uma vez, revive a experiência, enquanto continua a respirar pelo centro do seu coração, sentindo imensa satisfação, riqueza e prazer de estar lá mais uma vez.

o. Permita que essa energia do amor preencha todo o seu coração e se espalhe, progressivamente, inundando todo o seu peito e se expandindo para as demais partes do corpo. Aos poucos esse amor vai invadindo e aquecendo suas costas, o abdômen, pulsando, delicadamente, em direção aos membros inferiores e de volta aos ombros, pescoço e o rosto.

p. Sinta seu corpo inteiro vibrar no compasso da energia do amor que agora se irradia para fora criando, ao seu redor e através de você um campo poderoso de energia do amor que se expande, continuamente, numa dança de luzes e cores, enquanto você continua a respirar pelo centro do coração, inalando amor e expirando amor, contribuindo, dessa forma, para a riqueza ao seu redor.

q. Protegido por essa energia poderosa, que agora habita os espaços dentro e fora do seu coração, permaneça nesse local quanto tempo desejar.

r. Saiba também que poderá retornar a esse local a qualquer momento que deseje, bastando fechar os olhos e colocar a mão sobre o peito.

s. Assim sendo, quando estiver pronto, gentilmente abra os olhos e volte ao aqui e agora.
Repita o processo pelo menos duas vezes ao dia, diariamente. Com o tempo a Imaginação Guiada vai se tornando cada vez mais poderosa e eficiente.

Bom Trabalho!

--------------------------------------------------------------------------------
Rosanne Martinsrosannemartins@aol.comEscritora e palestrante motivacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário