quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Escolas de MT aderem ao Programa Ficai

 A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, representando os secretários municipais de educação, assinou na tarde da última terça (13.09) a adesão ao Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), realizado em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE).

O projeto prevê a parceria entre escola, família e meio jurídico com o objetivo de diminuir a evasão escolar e a infrequência constante, principalmente entre as séries finais do ensino básico. A assinatura foi realizada durante o Encontro de Assessores Pedagógicos, que acontece até a próxima sexta (16.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

De acordo com o projeto, existirá um acompanhamento daqueles estudantes que possuírem mais que cinco faltas consecutivas. A partir daí, a unidade deverá comunicar a família e caso o problema não seja resolvido, seguirá para o Conselho Tutelar. Em casos mais graves, em que o estudante e os familiares serão convocados pela promotoria de justiça para que as providências cabíveis sejam adotadas.

No município de Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá), um dos poucos onde o Ficai já se encontra atuante, houve a diminuição de crimes como a pedofilia. Segundo a assessora pedagógica da região, Marileuza Alexandra Prada, a adesão ao projeto mobilizou a secretaria municipal de educação, a assessoria pedagógica, a direção das unidades escolares do município e o conselho de pais da região.

A assessora destacou que a pedofilia era um dos problemas antigos do município e somente após o Ficai obteve diminuição, devido à colaboração das demais entidades. “Não é terceirizar o serviço e dizer que a escola é a única responsável pela educação, mas que todos devem colaborar. É óbvio que não conseguimos erradicar, mas mostramos que ele (problema) existe e como deve ser tratado”, conclui.

Para o presidente do CEE, Aguinaldo Garrido, “o Ficai é um documento novo que trata de um problema velho”. Ele ainda defende que a escola seja um setor desalienante, por isso, comemorar o abandono e a infrequência escolar, por ser mais fácil lidar com turmas menores, é a atitude contrária do verdadeiro educador.

Violência e Bulling

Para o promotor Miguel Slhessarenko, o projeto pode auxiliar na diminuição de infrações no ambiente escolar. O envolvimento da família e do meio judiciário contribui para o fortalecimento da escola. Mas , o projeto só irá adquirir bons resultados se possuir um regime interno estruturado e conhecido por toda a comunidade escolar.

O promotor ainda exaltou a atitude da Escola Estadual Ulisses Cuiabano, instalada na capital do Estado, onde a direção deixa exposta as normas da unidade para que os estudantes possam conhecer durante os intervalos de aula. Segundo o promotor, “a partir de quando o aluno entra na unidade, a responsabilidade é da escola”, porém, deve ser realizado um acompanhamento pelos pais para verificar se o estudante está desempenhando corretamente o seu papel de aluno.

A secretária de educação, Rosa Neide, defende que antes do programa ser colocado em prática, a comunidade deve ser colocada dentro da escola. Ela avalia aque a disseminação da ideia é um passo largo para a incrementação do termo educação para a sociedade.

Para ela, essa ação do Ministério Público fortalece a educação em todos os campos. A tarefa de cada setor é somente colaborar. “Assino o termo em nome de todos os assessores e conto com a colaboração dos Cefapros, das Assessorias e das Secretarias nos respectivos municípios”, conclui.

Além da representante da Seduc, o evento reúne os responsáveis pelos principais setores educacionais do Estado. Presente ao evento estava o presidente da União Mato-grossense de Secretários Municipais (Undime), Sirineu Moletta, a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Maridilva Oliveira e Silva, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Aguinaldo Garrido e o promotor de justiça, Miguel Slhessarenko Junior.


Fonte: ASSESSORIA
Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário