terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nacional - Quase metade dos estudantes tirou nota acima da média

Amanda Cieglinski

de Brasília


Dos 1 milhão de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, 47,02% tiveram nota igual ou acima da média nacional na prova objetiva, que foi 511, 21 pontos. Esse percentual é superior ao registrado em 2009, quando 44,55% superaram a nota média, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).


Entre 2009 e 2010, a nota dos concluintes do ensino médio cresceu 10 pontos no Enem. O MEC divulgou hoje (12) as notas das 23 mil escolas que participaram da avaliação no ano passado. O resultado mostra que 63% das escolas, na maioria públicas, apresentaram resultado médio abaixo dos 511,21 pontos.

Mas, na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desempenho da rede pública melhorou, já que elas são responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio no país. Segundo ele, os colégios privados não poderiam ter sido responsáveis, de forma isolada, pela elevação da média. “Dizer que um percentual de escolas está abaixo da média não faz sentido porque não é uma medida importante para análise da desigualdade educacional”, defendeu.

Segundo Haddad, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá calcular agora a dispersão das notas: se o número de escolas que se aproximam da média aumentou ou diminuiu. “A média pode aumentar e a desigualdade também. Essa análise ainda não foi feita”, explicou.

Entre as 20 escolas que atingiram as melhores notas, considerando as provas  objetivas e a redação, apenas uma é pública: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com 726,42 pontos. A lista leva em consideração apenas as escolas que tiveram taxa de participação no Enem superior a 75%. Os alunos com melhor desempenho foram os do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, com 761 pontos (250 pontos acima da média nacional).




Nenhum comentário:

Postar um comentário