terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A antiga escola moderna

Josiane Benedet

Autor de mais de 180 livros didáticos, paradidáticos e pedagógicos, Celso Antunes, mestre em ciências humanas e especialistas em inteligência e cônico, mostra na sua mais recente publicação, Antiguidades Modernas, a importancia de o professor repensar e qualificar o seu cotidiano pedagogico. Baseado em diversas crônicas, Antunes abre espaço para que o professor faca uma analise sobre temas tradicionais, antigos e modernos da educação.

Atualmente e coordenador geral de ensino de graduação das faculdades Sant'Anna, diretor do colégio Sant'Anna Global e professor da Universidade Sênior e revela, em entrevista exclusiva a revista Professo Mestre, porque as aulas de alguns professores ficam para sempre na memoria dos alunos.


Professo Mestre? Qual e a importância de ministrar aulas com emboco? Por que e necessário alcançar a mente do aluno pelo caminho do corpaço?

Celso Antunes? O professor no deve, necessariamente, estar emocionado. No se trata, como se poderia a primeira vista pensar, que ele deve ser um ator onde externa sentimentos de aguda emboco. Se ele os externar, sem duvida ajuda, mas no e nesse aspecto que o educar, atraves da emboco, se ressalta. O que se busca realçar e que toda aprendizagem significativa necessita, fundamentalmente, de cinco componentes na acho cognitiva do aluno, e um desses componentes e a emboco. Entoo a emboco, como os outros quarto paradigmas, e um dos fatores cruciais da aprendizagem. Isso no e um referencial desejavel, e um componente essencial do processo de aprendizagem da crianca, do adolescente e do ser humano de maneira geral.

PM? Além da emoção, quais são os outros componentes do processo de aprendizagem?

CA? A memoria, indiscutivelmente. O professor deve conhecer estratégias para poder trabalhar a memoria do aluno, claro que no uma memoria mecanica, repetitiva, mas uma memoria onde o aluno contextualiza, onde o aluno associe saberes novos aos que naturalmente ele possui. Além da memoria, a atenção. Ele deve saber trabalhar a atenção do aluno, descobrir formula para capta-la. E por fim a motivação desse aluno e fundamentalmente a linguagem. Entoo esses quatro mais a emoção são componentes estruturais do processo de aprendizagem.

PM? O que e uma boa aula?

CA? Uma boa aula e aquela que contempla a intensidade com que esses elementos sejam trabalhados. Fazendo uma compareço com o quadro educativo e o quadro medica o que seria um paciente com uma boa saude? Seria um paciente que realmente no apresentaria, em nenhum aspecto do seu cônico biológico, qualquer tipo de deficiência. Uma boa aula e aquela que, no seu aspecto cognitivo, no apresenta nenhuma deficiencia desses cinco componentes.

PM? Por que as aulas de alguns professores são mais sedutoras do que outras?

CA? Ha uma infinidades de rases, mas em linhas gerais, o que tenho observado e que a estrategia atraves da qual a aula e ministrada e um componente muito importante. A maior parte dos professores brasileiros, infelizmente, confunde aula com aula expositiva, e a aula expositiva e apenas uma maneira de dar aula. Sabendo ser colocada pode ser excelente, mas e obvio que se o professor conhece apenas essas estratégias e em todas as circunstancias a utiliza, e impossível que ele possa escapar da monotonia. E como o mecânico que precisa conhecer diferentes ferramentas porque a natureza do trabalho dele vai exigir em situações diferentes a oportunidade de uso diversificado e isso tambem ocorre com o professor. A ferramenta do professor e a aula, mas se ele tem apenas a aula expositiva como ferramenta muitas vezes isso e fator de monotonia, por isso às vezes o aluno tem um grau de motivação na primeira aula do dia que no apresenta no final do dia e assim por diante, porque ha uma repetitividade de conceito nesse processo.

PM? E como o professor pode tornar a aula mais sedutora?

CA? Uma das outras formas de dar aula que ele poderá desenvolver, além da aula expositiva, e trabalhar projetos. Por exemplo, os projetos na verdade parte de um desafio, de situações problemas e os alunos são orientados a buscar caminhos e respostas, interagindo entre si nessa busca, que naturalmente e mediada pelo professor. Alternativa são os chamados jogos operatorios onde a situação problema e colocada de uma maneira similar a um desafio, mas que envolve diferentes estratégias para esse alcance. Quando o professor e um arquiteto de desafios, quando ele e um propositor de problemas. Quando ele leva o aluno a se perguntar, a se educar, a dizer no a si mesmo, geralmente ele e um professor muito bem aceito e a aula acaba sendo uma daquelas aulas memoraveis que efetivamente seduz o aluno.

PM? Em um dos seus artigos o senhor cita o jogo de palavras. Como o professor pode utilizar esse método em sala de aula?

CA? De uma maneira muito simplificada, se eu disser a você: "Amanhã? eu no vou passear porque vou chover", eu estou concluindo essa afirmação sem propor nenhum desafio, ela e apenas uma informação que você assimilara, mas se eu alterno a ordem das palavras e digo algo como "Passear amanhã? chover se vou no", para que você, juntamente com seus colegas estruture e de ordem, portanto de sentido a essas palavras aparentemente soltas, mas que integram um todo, você esta se reperguntando, você esta desafiando. Entoo a essencia do jogo de palavras e a proposição de desafios, de questões que levam o aluno a construir soluce e respostas. Ele despe de palavras, mais ou menos, como quem tem peca de um quebra-cabeca no devidamente montado, só que essas pecas são naturalmente palavras que voo compor a sentença, mas que ele construirá.

PM? Entoo, nesse tipo de aula, o professor e um facilitador...

CA? O professor verdadeiramente educador e sempre um mediador e nesse tipo de aula ele e efetivamente o mediador. Ele levou a situação problema, instrumentalizou os alunos para buscarem a resposta. Esses alunos sabem de quais instrumentos despe. Mas realmente ele esta atuando como um desafiador, como um verdadeiro arquiteto de desafios. Nesse contexto a aula acaba se tornando naturalmente mais atraente, mais interessante.

PM? O professor busca ministrar aulas menos cansativas para os alunos. E como ele pode fazer para no cansar-se tambem?

CA? Na verdade, embora o objetivo de se trabalhar em projetos, trabalhar com jogos operatórios seja o aluno e o ensino eficiente, inegavelmente o maior beneficiário disso tudo e o professor. Em primeiro lugar porque, na medida em que ele e um propositor de desafios diminuem muito a carga ver balizadora dele. No vai a cinco aulas fazer cinco discursos. Em segundo lugar, na medida em que ele dispôs aquele aluno num esquema de motivação, de interesse, de participação, ele no tem aquele desgaste de cobrar uma atenção, de impor uma rigidez e nem perceber, no desanimo do aluno, quase que um convite ao seu tedio também. O professor que trabalha assim chegara à noite cansado too somente pelas horas que ficou em PE, mas no existe aquele cansaço de uma irritabilidade provocada pela tentativa de construir a forca uma tenso que espontaneamente no se tem.

PM? O professor deve apoiar-se naquelas lembranças do passado, de quando ele era aluno, para dar aulas mais contagiantes?

CA? No deve. Ate creio que e uma rotina mais ou menos comum, mas no deve. Eu respondo com uma metáfora: se você hoje, com qualquer problema de natureza biológica, qualquer doença, procura um medico e ele diz "olha eu vou tratar você como o meu avo medico me tratou", você sai correndo desse consultório porque a medicina evoluiu muito, a farmacologia teve um progresso absolutamente espetacular. Na educação, de forma alguma e diferente. O que se pensava sobre memoria, o que se pensava sobre atenção, aula e motivação ha 20, 30 anos e muito diferente do que se pensa hoje, entoo e obvio que se ele teve um professor extremamente talentoso, que se emocionava, assumir as qualidades dessa pessoa, com o que hoje se sabe, ele estaria fazendo a composic?o ideal. Voltando a metafora, voce ter no medico de hoje a paix?o, o entusiasmo, o interesse por voce, do medico de antigamente mas com a tecnologia da medicina de agora, ai sim seria ideal. Mas aquela copia literal seria passar por cima de tudo quanto de novo se descobriu.

PM ? O que nunca vai deixar de ser antigo na sala de aula?

CA ? Nunca sera antigo o professor n?o responder o que o aluno pode por si mesmo descobrir. Isso sempre sera uma estrategia extremamente significativa. O professor nunca pode pensar-se assassino da curiosidade respondendo aquilo que o aluno pode sozinho descobrir, mas tambem, ao lado disso, nunca sera antigo numa sala de aula o entusiasmo, paix?o pelo que se faz, percepc?o do progresso do aluno e entusiasmo por esse progresso. Isso nunca envelhecera, indiscutivelmente.

PM ? As lembrancas da escola influenciam o aluno na vida adulta?

CA ? Ele carrega essas lembrancas de uma maneira muito forte e mesmo quando pensa que n?o esta as carregando, as vezes na maneira como ele segura uma caneta, como se dirige aos colegas, ele pode n?o ter consciencia da lembranca, mas por detras desses atos sempre esta um professor, esta uma aula, esta um texto que ele leu. As marcas e as lembrancas da escola s?o extremamente fortes e poucas vezes temos plena consciencia disso mas, incontestavelmente, esses professores est?o sempre atras daquilo que fazemos. Portanto, nega-la e como voce negar a importancia da memoria na aprendizagem ou negar a importancia da linguagem, ou mesmo da motivac?o, ou ainda da atenc?o.

PM ? Muito se discute a influencia do professor sobre o aluno. E a influencia do aluno sobre o professor?

CA ? Esse e um dos campos mais novos da educac?o.Um pensador chileno, que esta realmente em evidencia, Maturana, sempre dizia que havia referencias e cuidados com respeito a influencia do professor sobre o aluno, mas que na verdade, seres humanos s?o interdependentes, e da mesma maneira como num conceito, eu diria, ate ecologico, que o solo depende da planta mas a planta tambem depende do solo. E muito dificil perceber que possa existir um e outro sem interac?o. Um modifica o outro, e isso e absolutamente verdadeiro em relac?o ao aluno para o professor. Isso n?o significa dizer que essa imagem esteja consciente, mas e obvio que, na maneira como somos, aquele professor que evolui o faz por forcas das marcas e dos registros daquele envolvimento que ele teve com os alunos, e essa relac?o hoje e muito forte, muito reciproca e n?o e a toa que Maturana e um biologo, porque ele tirou esse conceito da propria biologia, onde no ecossistema, A depende de B e B depende de A. E o proprio Paulo Freire ja dizia isso tambem. E uma troca.

PM ? Quais s?o as principais barreiras no processo do aprendizado?

CA ? A principal barreira no processo do aprendizagem e o professor ainda acreditar-se proprietario de um saber, cuja finalidade e transmitir aos alunos, esquecendo de identificar que esse saber se banalizou, que hoje e o encontro na Internet, que hoje eu vivo num mundo onde ha multiplos canais de televis?o. Um material escolar, de maneira geral, e muito bem formado, ent?o aquele professor repetidor de saberes, tem para cada aula aquele tema e aquela pilula, e realmente acaba sendo um professor muito pouco sedutor. Portanto ele esta impondo uma barreira imensa na aprendizagem, porque esta indo na contram?o daquilo que realmente o aluno precisa para crescer.

PM ? Para que o aluno realmente aprenda, o senhor afirma que e necessario que ele tenha liberdade interna. O que quer dizer?

CA ? Ele e o agende essencial no processo de construc?o do seu saber. O saber n?o e algo que venha de fora, a aprendizagem se constroi com aquilo que eu sei e com aquilo que e colocado em relac?o ao meu ambiente. Ent?o, na verdade, essa liberdade e no sentido de fazer com que o saber que o professor transmite, n?o pode pretender que seja o saber que o aluno adquire. Aquele saber se transforma com os saberes que o aluno tem, ent?o, isso significa a liberdade. Cada aprendente precisa ser livre para aprender, porque ele e o agente construtor da sua propria maneira de aprender e dos proprios saberes que constroi.

PM ? De que forma os professores podem despertar a consciencia de liberdade nos alunos, como o senhor cita no livro Antiguidades Modernas, ensina-los a pensar seus proprios pensamentos?

CA ? Sendo um professor interrogador, desafiador. Um professor que se negue a assassinar a curiosidade do aluno apresentando-lhe uma resposta pronta. Em outras palavras, um professor onde a maior parte das suas interlocuc?es terminem com pontos de interrogac?o e n?o com pontos de exclamac?o. N?o adianta eu lancar o desafio se eu n?o mobilizo recursos para que o aluno possa caminhar para o desafio. Ent?o, eu preciso ser um levantador de quest?es, realmente trazer muitos pontos de interrogac?es mas mostrar caminhos para faze-los pontos de exclamac?o.




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