terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Currículo escolar está defasado

Karina Costa

Transformações contínuas estão acontecendo na sociedade, consequentemente na educação formal, mas o currículo escolar permanece seguindo os moldes do século XIX. Foi o que disse a doutora em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University (Canadá) Maria do Céu Roldão em palestra realizada durante o 12º Educar Educador, que discute novos rumos para uma educação escolar mais qualitativa e inclusiva.

De acordo com a colaboradora da Unesco na América Latina, a escola vem transmitido o saber de uma forma muito estática e passiva. Alunos ouvem, decoram a matéria exposta pelo professor e, depois não conseguem ver uso naquilo que lhes foi ensinado. Para Roldão, a escola não deve se limitar a avaliar se o aluno aprendeu ou não a disciplina proposta, mas sim oferecer a ele elementos básicos que contribuam para seu crescimento.

"A escola tem de fazer um currículo diferenciado. Não se trata de tirar ou colocar novas disciplinas mas, saber trabalhar com o currículo que se tem. É importante ensinar o aluno a ir em busca da construção de novos conhecimentos e não apenas pegar o que já está pronto", acredita.

Mais do que construir conhecimentos, a educadora avalia que, questões ligadas ao contexto social, no qual a escola e o aluno estão inseridos, devem ser consideradas. Na sua opinião, o acesso e conhecimento artístico, científico, musical, cultural e às novas tecnologias reforçam a apropriação do aprendizado e podem despertar as potencialidades do aluno.

"O problema maior é não adaptar o ensino as necessidades do aluno. O que os professores fazem hoje nas escolas não pode ser chamado de ensinar. Ignorar a voz do aluno contribui para que o saber se torne inacessível", diz.

Para concluir, a doutora afirma que as escolas têm que repensar a situação atual de aprendizado. "Temos que modificar este quadro para que isso não se repita continuamente na educação. A escola tem de se evoluir e caminhar num objetivo comum que é o de tornar nossos alunos cidadãos e indivíduos competentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário