terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Unespar deverá ser centro de excelência para formação de professores

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que deverá ser credenciada pelo Conselho Estadual de Educação ainda neste primeiro semestre, deverá ser um centro de excelência para a formação de professores. Esta é a intenção do governo estadual para a nova universidade que será formada a partir da união de sete faculdades estaduais e mais a Academia Policial Militar do Guatupê, localizada em São José dos Pinhais. A criação da Unespar foi estabelecida pela Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas somente agora, mais de uma década depois, começa a sair do papel, para se tornar a sétima universidade pública do estado.

“O Paraná e o Brasil têm carência de professores. Queremos contribuir para a formação de professores qualificados e, desta forma, para a melhoria tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio”, afirma o secretario de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Entre os 64 cursos de graduação ofertados atualmente pelas instituições que formarão a Unespar, 33, ou seja, mais da metade, são licenciaturas. “É uma universidade que nasce vocacionada para a formação de profissionais para o magistério”, destaca o secretário.

A Unespar será constituída pela união das faculdades de Apucarana (Fecea), Paranavaí (Fafipa), Campo Mourão (Fecilcam), União da Vitória (Fafiuv) e Paranaguá (Fafipar). A unificação também envolve a Escola de Música e Belas Artes (Embap), da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba, e da Academia Policial Militar do Guatupê, localizada em São José dos Pinhais.

A instituição iniciará suas atividades com 600 professores, 12 mil alunos, 64 cursos de graduação, 36 de especialização, dois de mestrado, além de um doutorado. Estas características farão da Unespar a segunda maior universidade do estado, atrás apenas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ao considerar o critério de vagas de graduação presencial que são ofertadas anualmente. A UEM disponibiliza cerca de 3.250 vagas.

Para que seja finalmente implantada, no dia 15 de dezembro foi formada a Comissão de Avaliação Externa, que irá analisar a documentação para a criação da universidade num prazo de 90 dias. A ideia é que ainda este ano seja realizada a eleição do primeiro reitor, pela comunidade acadêmica, e também o primeiro vestibular da nova instituição.

Para que o projeto se consolide de forma positiva, alguns desafios ainda precisarão ser superados, como o trabalho de pesquisa e melhoria da qualidade dos cursos, que dependerá de investimentos. A unificação das instituições deverá gerar economia para o governo do Estado. “Em Curitiba, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) está distribuída em três edificações, todas alugadas a um custo de R$ 50 mil por mês. Vamos reestruturar e criar um espaço novo”, afirma Leal. No interior, as faculdades de Paranaguá, União da Vitória e Campo Mourão já receberam os primeiros investimentos para o novo projeto.

Foto: Faculdades de Artes do Paraná, em Curitiba, que integrará a Unespar.


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário