terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MT- Alunos do IFMT em Cáceres realizam estudos sobre árvore indiana de uso medicinal

Redação 24 Horas News

Orientados pela doutora em Ciência Florestal, Andressa Vasconcelos Flores, alunos do 2º e 4º semestre do Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres desenvolvem trabalhos teóricos e práticos sobre Nim Indiano, árvore florestal exótica natural da Índia, de nome científico Azadirachta indica A. Juss. que vem sendo cultivada no pantanal mato-grossense.

A árvore utilizada como madeira na produção do carvão, contém um princípio ativo, mais concentrado no óleo extraído de folhas, frutos e sementes, eficaz como inseticida e fungicida. Utilizada também como medicamento no combate à varíola, catapora e verrugas, a Nin Indiano está sendo testada em coquetéis contra o vírus da Aids.

Em atividades da disciplina de Silvicultura, os alunos além de estudarem sobre a utilização da planta, realizaram visita técnica para o conhecimento in loco da cultura da árvore no Sítio Nova Floresta, Distrito Nova Cáceres e desenvolveram, na última semana, técnicas de colheita de sementes da Nim.

" Durante esta atividade prática foi aplicado a técnica de colheita de sementes diretamente na arvore através de podão, equipamento especifico para colheita de sementas em arvores de grande porte. É uma experiência importante para formação de técnicos florestais, pois além do conhecimento sobre as potencialidades da árvore, demonstra os desafios encontradas no campo no manejo, cultivo e colheita", afirma professora Andressa.

Segundo a professora, a visita técnica possibilitou aos alunos além do aprofundamento sobre o Nim Indiano e a prática da colheita de sementes associada aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o conhecimento sobre outros sistemas agroflorestais implantados na região de Cáceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário