segunda-feira, 31 de março de 2014

Consed tem nova vice-presidente da região Norte e nova representante do Ensino Médio

A primeira questão de pauta apresentada pela presidente do Conselho e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, foi a vacância do cargo de vice-presidente do Consed para a região Norte, que até janeiro era ocupado pelo então secretário de Educação do Pará, Cláudio Cavalcanti, que convidado para outra pasta do governo do estado deixou o Conselho.

Conforme determina o Estatuto do Consed, sendo a presidência um órgão executivo do Conselho constituída de um presidente e quatro vice-presidentes, a escolha dos membros da presidência, será considerado o critério de representação regional, sendo estabelecida por voto direto.

Os secretários da região Norte realizaram a nova eleição para a vice-presidência do Consed na Região Norte, sendo eleita a secretária do Tocantins, Adriana Aguiar, imediatamente empossada. Adriana Costa Aguiar, é natural de Gurupi-TO, é professora desde os 16 anos. Para ela, o novo desafio de representar a região Norte na Presidência do Consed, será estimulante, pois, terá “mais espaço para articular discussões e ações nas diversas instâncias educacionais”, pontuou Aguiar.

A secretária possui especialização em Gestão Educacional, pela Educon; de Orientação Educacional, pela Faculdade Salgado Oliveira; e Planejamento Educacional, também pela Salgado Oliveira. Adriana tem uma trajetória com foco em gestão, sendo por 10 anos gestora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi-TO, tendo recebido o Prêmio Nacional de Gestão Escolar em 2011 como Escola Referência Brasil. Em abril de 2012, foi empossada como diretora regional de Gestão e Formação e, recentemente, foi nomeada secretária Estadual de Educação do Tocantins.

Fórum do Ensino Médio – Pelo mesmo motivo de vacância mencionado anteriormente, a representação do CONSED nas questões referentes ao Ensino Médio, especialmente, na liderança do Fórum de Gestores do Ensino Médio encontram-se paralisadas. Diante do quadro foi deliberado à necessidade de escolha de novo representante, sendo indicada, por unanimidade do Conselho, a secretária Rosa Neide, titular da Secretaria de Educação do Mato Grosso, para assumir a função.

O Consed instalou, desde 2012, o Fórum de Gestores Estaduais do Ensino Médio com o objetivo de fortalecer a articulação entre as secretarias estabelecendo discussões, além de assessoria técnica relativa ao Ensino Médio, especialmente na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento.

A nova represente do Consed nas questões relacionadas ao Ensino Médio, a secretária Rosa Neide Sandes de Almeida, é formada em Pedagogia, tem pós-graduação em Currículo e Mestrado em Educação e Políticas Públicas. A secretária tem vasta experiência, passando por todas as instâncias do Ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior.

Prestação de Contas – Finalizando a pauta do evento, ocorreu à apresentação do Relatório de Auditoria Externa Independente, como também, a apresentação do Relatório do Conselho Fiscal que indica a aprovação das contas do CONSED referentes ao exercício financeiro de 2013.

Por fim, também foi apresentado a exposição sobre o Orçamento do CONSED para 2014, realizada pela Secretária Executiva do CONSED,Nilce Rosa da Costa, que entre outros assuntos demonstrou a números da nova tabela de valores das contribuições de representação institucional do Conselho.

Todos os documentos foram submetidos à apreciação do Fórum de Secretários, que deliberou unanimemente pela aprovação.
Site:consed

Nenhum comentário:

Postar um comentário