segunda-feira, 31 de março de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa com inscrições abertas

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2014 - Escrevendo o Futuro vão até o dia 30 de abril. Podem participar alunos do 5.º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os processos de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, serão realizados pelo site oficial.

Ao realizar a inscrição, o professor também poderá se cadastrar no Portal da Olimpíada, tendo acesso a material didático exclusivo – cadernos virtuais, livros de orientação, coletâneas de textos e CDs – desenvolvidos especialmente no âmbito do programa.

O programa trabalha com um gênero específico para cada série: poema (5º e 6º anos do ensino fundamental); memórias literárias (7º e 8º anos); crônica (9º ano) e 1º ano do ensino médio; e artigo de opinião com 2º e 3º anos do ensino médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro foi criada em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura de textos e produção escrita dos estudantes de escolas públicas brasileiras. Ela é um projeto em parceria da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação, e tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

A olimpíada envia para as escolas kits que trazem, além da metodologia, textos para o desenvolvimento das atividades, como oficinas. Esse material contribui para o processo de aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário