segunda-feira, 31 de março de 2014

Escolas dos Estados Unidos apresentam sistema de internato

Escolas internacionais do sistema internato estão preparadas para oferecer e estimular práticas extracurriculares, como esportes, artes, dança, gastronomia, entre outras. A The Association of Boarding Schools (TABS) associação norte-americana que reúne 284 escolas privadas de internato, realizará no dia 1.º de abril, em São Paulo, evento em que serão compartilhadas informações importantes sobre os benefícios do modelo educacional.

Na prática, o estudante paranaense Matheus Jakimiu, de União da Vitória, relata que a vida em um Boarding School lhe trouxe muito aprendizado, novos interesses e foco na carreira que pretende seguir. Com o intuito de finalizar o ensino médio e se preparar para a universidade, Matheus optou pela Saint Thomas More School, em Oakdale, no estado de Connecticut, Estados Unidos.

“Acredito que o estudo no sistema de internato me ajudou a ser mais sociável. Sempre fui carismático, mas confesso que antes de vir para os Estados Unidos eu era um pouco introvertido. A convivência com várias pessoas desconhecidas e de passados diferentes do meu ajudou a desenvolver meu lado mais extrovertido. Acho que a principal vantagem é o aprendizado social, pois vivendo em um dormitório com cerca de 50 outros alunos, você acaba aprendendo a conviver em sociedade e se torna mais respeitoso e compreensivo com os outros”, relata Matheus.

No entanto, os pais devem estar preparados para garantir essa educação diferenciada aos filhos. O investimento mínimo para o ingresso em uma escola desse tipo varia entre 30 mil e 65 mil dólares. Para Matheus, que pretende se formar em Economia, Comércio Exterior e Ciência Política e ingressar nas carreiras relacionadas à política e ao comércio internacional, a oportunidade é de extrema importância.

Por enquanto Matheus aproveita ao máximo as atividades extracurriculares proporcionadas pela escola. “A atividade que mais gosto é o futebol americano, tanto que o esporte foi uma das razões de eu ter vindo para os Estados Unidos”, afirma o estudante.

“Hoje reunimos 284 escolas afiliadas por todo o mundo. A maior parte se localiza nos Estados Unidos e Canadá, os destinos mais buscados pelos brasileiros. O sistema de internato é uma opção de educação completa e que prepara o aluno para as melhores universidades, além de trazer uma experiência de vida ímpar, que será lembrada durante toda a vida”, afirma Annie Lundahl, diretora de Marketing da TABS.

A diretora destaca que o sistema de internato oferece uma experiência completa ao aluno. “Além da educação tradicional, o acesso às atividades extras, como esportes, artes, dança, e gastronomia, é um dos destaques das escolas. O corpo acadêmico é de alta qualidade, classes com turmas pequenas de oito ou 10 alunos e um alto índice de aprovação nas principais universidade dos EUA e Canadá são os maiores destaques”, diz Annie.
Ela destaca que melhores universidades nos Estados Unidos costumam recrutar alunos primeiramente nos internatos, pois os estudantes estão mais preparados, tanto para o rigor acadêmico, quanto para a vida no câmpus. “Outro ponto importante é o ambiente de campus residencial onde os alunos vivem, que promove uma maior interação entre os alunos e estimula a responsabilidade, cordialidade, amizade, confiança e honestidade”, relata a diretora.

Annie afirma que na maioria das escolas não é necessário o aluno ter inglês fluente para admissão. “Muitas das instituições oferecem diferentes níveis de ensino: iniciantes, intermediários e avançados. Algumas escolas exigem que os alunos façam o teste TOEFL (Test of English as a Foreign Language) para determinar proficiência. Sendo assim, é possível encontrar uma escola com o perfil adequado para cada aluno”, diz Annie.

A diretora de marketing reconhece que o investimento é alto, mas enfatiza que o retorno também. “O estudante de uma boarding school tem uma formação muito mais ampla que qualquer outro. Além disso, ele sai da escola pronto para encarar a universidade e também o mercado de trabalho. Costumamos explicar para as famílias que a formação completa oferecida pelos internatos é um ponto positivo na hora do vestibular e até mesmo na carreira, pois além do inglês fluente, o aluno traz uma bagagem de experiência muito mais abrangente que a de um intercâmbio comum”, explica.

Confira detalhes sobre o evento a ser realizado em São Paulo, que tratará do tema:

Feira Internacional de Escolas Privadas Internato 2014
Data: terça-feira, 1.º de abril de 2014
Local: Hotel Renaissance São Paulo – Al. Santos, 2233
Horário: das 18h30 às 20h30
Entrada gratuita
Saiba mais sobre a feira no site www.BoardingSchools.com/SaoPaulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário