quarta-feira, 2 de abril de 2014

MT - Estudantes do CEAADA produzem documentário em libras


O aniversário de Cuiabá, o período da Páscoa, assim com os impactos gerados pelos jogos da Copa do Mundo serão temas de documentários a serem produzidos, em libras, pelos 130 estudantes do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) Professora Arlete Pereira Migueletti, em Cuiabá.  

“A proposta atende ao anseio dos estudantes, que nem sempre conseguem o acesso às informações sobre o que está acontecendo a sua volta”, explica a intérprete Mariléia Nunes de Oliveira.

Um resgate histórico, assim como uma avaliação quanto ao cenário  socioeconômico e cultural da Capital serão temas da primeira edição do projeto para 2014, que abordará o aniversário de Cuiabá. O documentário será apresentado em 50 minutos e possibilitara aos  estudantes conhecerem pontos turísticos da cidade.

Temas atuais como os impactos gerados pela Copa do Mundo bem como a cultura dos times visitantes serão abordados pela equipe. A  produção do material terá início a partir do final de abril. “A curiosidade é normal. Eles querem saber de tudo e é nesse espaço que questionam, buscam respostas”. A gravação de aulas em vídeo foi uma estratégia pedagógica implementada que tem alcançado bons resultados. “É um estímulo no processo de ensino aprendizagem”, conta. 

A experiência com aulas gravadas  desenvolvida pelo Ceaada teve início com uma  ação  pioneira na região Centro-Oeste desenvolvida a partir de 2013,  com o emprego de um instrumento de avaliação confeccionado totalmente na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os exames são elaborados considerando três momentos: o primeiro é a construção das atividades em Língua Portuguesa. Na sequência, o material é enviado à Coordenação Pedagógica que avalia as questões e, quando necessário, rediscute o projeto com o educador responsável.  A terceira fase é a gravação do conteúdo e edição das imagens por uma equipe constituída por um técnico em informática, um instrutor surdo e um intérprete. Mediante a finalização do processo, o material é apresentado às turmas.

Atuação O Ceaada é uma unidade de referência no processo de atendimento ao estudante surdo e oferta atendimento em período integral a cerca de 130 estudantes, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 60 profissionais, entre educadores, equipes multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, piscopedagogo, assistente social) em atuação.

Patrícia NevesAssessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário