segunda-feira, 31 de março de 2014

MT - Seduc e UFMT realizam formação para professores quilombolas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza durante esta semana (31.03 a 04.04) a formação para professores que atuam com educação quilombola. A gerente de Diversidades Educacionais da Seduc, Ângela Maria dos Santos afirma que esta é a primeira etapa de formação do  o “Curso para Professores das Comunidades Remanescentes Quilombolas”. O objetivo é qualificar o trabalho docente e consequentemente, fortalecer a identidade quilombola. 
 
Ângela Santos explica que cinco escolas quilombolas participam desta capacitação, sendo 21 professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso. A formação irá resultar em benefícios para os mais de 2.500 estudantes quilombolas. Professores da rede municipal de Poconé também estão participando da formação. “Faremos um acompanhamento das atividades junto as escolas, tudo para reforçar o fortalecimento da identidade”, ressalta Ângela Santos.

Professora há três anos pela educação quilombola na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, Ana Marciane Fernandes Leite de Almeida afirma que  trabalhar com a educação quilombola é uma experiência nova, difícil e desafiadora. A professora confirma que mesmo nos dias de hoje existe muito preconceito em relação as outras culturas. Mas Ana Marciane ressalta que seria importante que todos tivessem a oportunidade de entrar em contato com outras culturas.

“Capacitações como esta são muito importantes, aprendemos com a troca de informações e experiências. Afinal é desafiador esta experiência e temos que focar na autoidentificação e no autoconhecimento para nos estimularmos” afirma a professora Ana Almeida.

Troca de experiências, palestras e estudos serão realizados ao longo da semana para atingir  o objetivo principal que segundo Ângela dos Santos é o fortalecimento da identidade quilombola.

ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário