terça-feira, 26 de abril de 2011

Artigo - Educação ambiental, um direito

ROMILDO GONÇALVES

É sabido que a relação do ser humano com a natureza existe desde o surgimento deste na face da terra. É sabido, também, que as civilizações antigas eram essencialmente camponesas. Por uma questão de sobrevivência nossos ancestrais começaram a desenvolver capacidade de apropriar-se da natureza e dela extrair seu sustento. Evoluíram e com a evolução surgem as organizações urbanas. Em todo o desenrolar desse processo começa a preocupação com o sistema educativo visando ao bom convívio em sociedade. Na Grécia antiga, por exemplo, o sistema filosófico servia como base para a sustentabilidade do sistema social.

Modernamente a preocupação com a conservação ambiental, via clarificação de informações, se tornou uma necessidade básica em qualquer parte do mundo. Hoje o marco conceitual aceito internacionalmente sobre educação ambiental e meio ambiente se referencia ao proposto em Tbilisi em 1972, quando da realização da 1ª conferência sobre este importante tema, e sua premência na evolução da vida. Desta conferência saiu a recomendação nº 01, que trata das funções, objetivos e princípios básicos que norteia a educação ambiental como forma regulamentadora e orientadora, de preparação de recursos humanos para a sustentabilidade da vida no mundo.

Para muitos educadores e instituições de ensino, a educação ambiental é um poderoso instrumento de transformação da sociedade humana, de sensibilização e respeito a valores éticos inalienáveis à vida e à justiça social. Albert Einstein, já questionava no início do século passado, "porque estamos tão pouco felizes com esta maravilhosa ciência aplicada que economiza trabalho e torna a vida mais fácil. E respondia a si mesmo, alegando que era simples, é porque ainda não aprendemos a nos servir dela com bom senso". Existe hoje o Programa Internacional de Educação Ambiental (Piea), coordenado pela ONU integrando continentes, envolvendo 133 países. Este programa tem como objetivo o aperfeiçoamento e a ampliação de conteúdos, métodos e produção de material didático/pedagógico para educadores ambientais, visando à sensibilização da sociedade humana para a difusão continuada da educação ambiental. No Brasil a educação ambiental, deu seus primeiros passos, estabelecendo-se como instrumento de mudanças conceitual e pensamento sustentável a partir da década de 70.

A Constituição Brasileira de 1988 assegurou sustentabilidade legal em todo território nacional. A região Amazônica e, em especial Mato Grosso, detentor de rica biodiversidade, constitui-se naturalmente em um referencial de convergência frutífera para soluções ou agravamento das questões ecológicas e ambientais. Portanto, senhoras e senhores, a situação esta posta cabe agora aos poderes constituídos, cientistas, pesquisadores e sociedade encontrar o melhor caminho para desenvolver com responsabilidade a sustentabilidade pretendida. Nesse viés penso que a educação ambiental é condições sine qua non para a gestão didático-pedagógica do verdadeiro desenvolvimento sustentável. Vejo também que há hoje instituições governamentais empenhadas em desenvolver ações educativas elevando a sua prática à vida cotidiana. Já é um bom começo não?

Romildo Gonçalves é biólogo, mestre em educação e meio ambiente, perito ambiental em fogo florestal e professor/pesquisador da UFMT/Seduc.

E-mail: romildogoncalves@hotmail.com

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