domingo, 24 de abril de 2011

Dica de Livro - Falar sobre Sexo

Livro ensina pais a falarem sobre sexo com adolescentes

Numa conversa descontraída e interativa, o educador, consultor e palestrante Marcos Ribeiro dá todas as dicas e informações para ajudar os pais a construírem uma relação mais próxima com seus filhos nessa que é uma das etapas mais importantes da vida.

Camisinha, gravidez, aids, masturbação, além de drogas e bullying... Não tem jeito: se os pais quiserem construir laços de respeito e confiança com seus filhos, e que eles cresçam bem informados e saudáveis, o diálogo ainda é a melhor solução. Mas será que os adultos sabem como falar sobre esses assuntos com naturalidade, levando em conta não apenas o que acham certo, mas também o que seus filhos esperam? Para ajudar nesse difícil momento, o educador Marcos Ribeiro dá todas as orientações em Conversando com seu filho adolescente sobre sexo (Editora Planeta / selo Academia, 176 páginas, R$ 19,90).

Professor, palestrante na área de educação sexual e coordenador geral do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES), no Rio de Janeiro, Marcos Ribeiro aposta em uma regra básica para a educação sexual dos filhos: diálogo + respeito + confiança + limites na hora certa. Ele diz que a conversa sobre sexo deveria ocorrer desde a infância. Mas se não foi o que aconteceu, “antes tarde do que nunca”.

O ideal é aproveitar as situações do dia a dia, ao invés de entrar com tudo no assunto. Isso significa “um comentário em casa, o que você ouviu de um dos colegas dele, a notícia da TV, um tema abordado num dos programas para jovens e tantas outras oportunidades”. Para o autor, não deve haver a divisão pai-filho, mãe-filha.

“Tanto o garoto como a garota devem conversar com os dois” – respeitado-se, claro, o grau de intimidade maior com um ou com outro, o que é normal nas relações familiares. O livro aborda assuntos como o que é a adolescência, as mudanças que acontecem no corpo dos adolescentes durante essa fase, a diferença de tratamento dedicado ao filho e à filha, a descoberta da sexualidade e o começo dos relacionamentos. Marcos Ribeiro também mostra como tratar a questão da homossexulidade, da gravidez na adolescência e da prevenção à Aids, o que fazer quando um filho está usando drogas, como lidar com as várias faces da violência – física, moral, sexual, etc –, e com o bullying.

O prefácio da obra tem a assinatura de uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, a ginecologista Albertina Duarte Teixeira, coordenadora do Programa de Adolescência da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O autor

Professor e palestrante na área de educação sexual, Marcos Ribeiro é coordenador geral do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES), no Rio de Janeiro. É também consultor de várias instituições públicas e privadas, como Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e ministérios da Educação e da Saúde. É o único autor brasileiro da área de sexualidade premiado pela Academia Brasileira de Letras.

Pela Editora Planeta, Ribeiro já lançou Conversando com seu filho sobre sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário