domingo, 24 de abril de 2011

Espaço do Professor - A educação segundo Rousseau

Grandes Educadores Nenhum Comentario
Texto: Luan Santos

Filósofo, teórico político, escritor e compositor musical autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Além de todas as realizações no campo da política, da filosofia, da música, Jean Jacques Rousseau teve grande contribuição também para a educação.

Sua teoria sobre a educação visa um tratamento diferente às crianças, não observá-las como adultos em miniatura, mas sim prestar atenção para as necessidades e condições para o devido seu devido desenvolvimento. Para ele, as crianças tinham que ser entendidas como um ser com características próprias, que têm seus interesses e formas de relacionamento, e que não são iguais aos dos adultos. Sua teoria visava desmentir a ideia de que a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos, atitudes armazenadas pela civilização. Assim, a individualidade das pessoas não é levada em conta, apenas que o aprendizado é um processo mecânico que vem sendo acumulado há muito tempo a educação apenas passava todo este conjunto de informações e conhecimentos. Assim, cada fase da vida foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a própria individualidade. Desta forma, para compreender a infância, o homem precisa olhar a vida com simplicidade.

Na teoria educacional de Rousseau, um conceito básico e ao mesmo tempo fundamental torna-se necessário destacar. Trata-se do conceito de Educação Natural, que é alicerçada no próprio sujeito. Para ele, à educação compete a tarefa de pensar o processo formativo da criança de modo independente. A criança deveria descobrir o caminho de uma educação natural e não somente aquela que foi imposta pela ação do adulto. Assim, a deve-se respeitar e preservar a criança em seu mundo, deixar que descubra os seus próprios caminhos. Este processo oferece possibilidade para a formação de um bom sujeito humano, ético e político, que consiga compreender-se em meio aos aspectos sociais.

Pensar educação infantil é integrar-se em um mundo e construir logo na infância valores morais, que possam ser norteados de seus ideais e em sua educação futura. Respeitar a criança em seu mundo, deixar que ela explore seus limites e atitudes. A educação natural deve começar desde que a criança vem ao mundo.

O processo pedagógico de Rousseau está vinculado à liberdade, trazendo assim uma nova maneira de educar e conceber o ser humano. Para ele, a pedagogia irá trabalhar com dois conceitos: natureza boa e natureza corrompida. No primeiro conceito, o homem nasce bom, mas não moralizado e é bom por natureza. No segundo, a educação e toda a cultura vêm como forma de lutar contra todas as manifestações do homem, sendo vetados os desejos e as paixões humanas.

Rousseau acreditava que a intervenção dos pais deveria ser apenas para fazer com que as crianças atingissem a socialização. Educação com liberdade não é fazer o que se quer, mas sim não escravizar nem deixar-se escravizar. É necessário a imposição de limites, mas desde que estes tenham como objetivo a socialização, a inserção deste ser na sociedade. A liberdade bem regrada é a vontade educada, é aquela que racionaliza as necessidades.

Jean Jacques Rousseau, por todo o legado que deixou, foi um dos grandes pensadores influentes na educação. A sua educação natural foi revolucionária, defendendo que as crianças mereciam cuidados e observações especiais, não apenas serem vistas como adultos em miniatura. Defendeu uma educação fundamentada na socialização, de maneira que as crianças tivessem liberdade, mas sendo que esta esbarraria nos limites do próprio respeito à sociedade. Seu pensamento deixou-nos um acervo enorme de informações certamente muito pertinentes para a educação e esperamos que este texto possa ter sintetizado bem a ideia de Rousseau sobre a educação e que os educadores possam assimilar e praticar tais ideias.

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