terça-feira, 26 de abril de 2011

Artigo - Tortura Escolar

Alessandro Vianna
Segunda, 25 de abril de 2011, 11h35
www.plantaonews.com.br


Aprovação Escolar é Uma Vitória Conjunta de Pais e Filhos, que Deve Começar Já

Agora em abril, saem as notas do 1º bimestre escolar. Se, para você, isso significa a repetição daquela velha tortura anual, ainda é possível evitá-la.

Basta começar agora, neste início de ano, um trabalho junto ao seu filho, que vai exigir apenas amor, atenção e disciplina.

Não conte com milagres. Seu filho não vai mudar por si só, porque depende de você para formar-se como gente. Então, não espere as más notas de abril para começar a agir e ter de estragar as férias de julho tentando recuperar tudo no 2º semestre. Comece já.

Reserve na agenda diária do seu filho um momento determinado para estudar e fazer as lições, assim como para descansar entre escola e as tarefas.Deve horário limite para dormir.

Se isso é impossível por causa de outros compromissos (como inglês, academia, natação, etc...), remaneje tudo e até cancele algum item; já que a escola é a grande prioridade.

O processo começa no cumprimento dos horários, na arrumação da mochila, na organização da roupa, na ordem e limpeza dos cadernos e de todo o material escolar.

A cada dia, verifique se as lições foram feitas. Depois, veja a correção e comente-a construtivamente. Faça-o perceber que é competente para acertar o que não está correto. Para saber se o seu filho estudou, faça-lhe perguntas lendo o material indicado.

Não acredite em todas as desculpas. Se precisar, mande bilhetes aos professores, pedindo respostas. Tenha a agenda semanal das aulas. Acompanhe as datas de entrega de trabalhos.Participe das reuniões que tratem do desempenho do seu filho; principalmente nas matérias em que ele tenha mais dificuldade. Saiba também como vai o lado disciplinar.

Fazendo apenas isso, você já observará uma melhora sensível, porque ele saberá que está sendo monitorado e também vai vigiar-se mais.
O relacionamento de vocês tem de ser um misto entre “eu te amo muito” e “todos nós temos obrigações”.Então, não se ausente, nem se omita. Você é a principal referência.

Ouça seu filho sempre, ainda que filtrando as “verdades” dele. Reconheça cada progresso e mostre ao seu filho do que ele é capaz; encorajando-o.Mas sem exageros, rojões ou presentes caros.Explique sempre a ele que a escola é um importante presente.

Quando ele burlar as regras, converse e imponha restrições temporárias em algo de que ele goste. Assim, vai respeitar o estabelecido.

Ensine-o a empenhar mais energia nas matérias em que tenha mais dificuldade ou de que não goste.Afinal, o importante é ter uma média razoável em todas.
Nunca o compare com outros alunos, nem com parentes e amigos, para não sentir-se inferior e perder o ânimo necessário para superar obstáculos.Trata-se de um desafio pessoal, que ele deve esforçar-se para vencer. Vencer-se a si mesmo é a maior vitória possível.

Os avanços devem ser graduais e saboreados um a um. Assim, o 1º bimestre já será mais aceitável, o 2º um pouco melhor, o 3º bom e, no 4º, a missão estará cumprida.

Seu filho se sentirá um vencedor e poderá verificar que valeu a pena todo o esforço. Ele terá a sensação de uma vitória conjunta, fortalecendo em sua mente a idéia de família, e estará gratificado por ter sido alvo de sua contínua atenção equilibrada e sábia.

Essa trajetória conjunta valerá para vocês como estímulo para vencerem outros desafios futuros, nos quais a obediente confiança dele em você, e a sua atenção ao que realmente importa na vida dele, farão toda a diferença.
Dr Alessandro Vianna - Psicoterapeuta www.alessandrovianna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário