domingo, 24 de abril de 2011

Aula: Geografia Na rota certa

Representações gráficas transformam a aula em um momento prazeroso e significativo

Por Juliana Lambert

Objetivos:
★Utilizar mapas e outras representações gráficas para tornar o aprendizado mais prazeroso
★Trabalhar noções de espaço, de direção e de distância
★Abordar conceitos básicos para a interpretação de mapas

Ter noção de espaço, direção e distância, saber identificar as diferentes regiões brasileiras, reconhecer os continentes e entender a importância das antigas civilizações são conhecimentos que acompanham os alunos durante toda a vida escolar. Por isso, o conteúdo deve ser bem fixado nos primeiros anos do Ensino Fundamental, de maneira prazerosa e significativa. Dos tradicionais mapas às modernas imagens de satélite, o conhecimento pode ser construído de forma natural. “Desde pequenas, as crianças têm contato com representações gráficas, como o desenho de uma paisagem, da casinha e até mesmo de plantas baixas que representam ambientes”, comenta Maria Antonieta Vilella, coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora de Sion, de São Paulo (SP). Para Adjanete Lopes dos Santos, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Agnes, em Recife (PE), o trabalho com mapas ajuda a desenvolver na criança a habilidade de interpretar formas abstratas no espaço e a fazer comparações com o concreto.

“É possível introduzir a atividade com itinerários do cotidiano da criança, explorando o ambiente escolar”, sugere a professora. A coordenadora do Colégio Nossa Senhora de Sion alerta: “Antes de iniciar o trabalho com mapas é preciso que o aluno tenha conceitos de escala e legenda”. Uma boa dica é usar recortes de figuras ampliadas e reduzidas muito comuns nas revistas, como a de um carro ou de uma joia.

“Essa noção é fundamental para compreender mapas que representam países. Ao usarmos objetos do cotidiano, levamos a criança a perceber que podemos representá-los em uma escala adequada ao nosso objetivo”, acrescenta a coordenadora. E não pense que os mapas envolvem somente as disciplinas de Geografia e de História. “A Matemática pode e deve ser parceira em atividades que envolvem escala, legenda e medidas de perímetro e área. Em Ciências, os mapas de satélite são usados para analisar questões referentes ao clima, tempo e temperatura”, diz Maria Antonieta Villela.

Criatividade é a palavra de ordem para despertar o interesse dos alunos. “Pode-se montar maquetes da sala de aula, usar jogos de percurso, promover uma gincana com o mapa do tesouro, elaborar um mapa do quarteirão da escola, usar cartas antigas como curiosidade e montar um mapa como se fosse um quebra-cabeça”, recomenda a coordenadora. A internet pode ser uma grande aliada no aprendizado, já que as imagens de satélites estão presentes no nosso dia a dia, seja no noticiário de TV, nas fotos de jornais, em atlas, livros e revistas. “O Google Earth (programa de computador que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre e reúne fotografias de satélite) é um recurso maravilhoso para os alunos.

Cabe a nós, educadores, ensinar a interpretar imagens dessa natureza e orientá-los a buscar a informações e obter subsídios para compreendê-las”, explica Maria Antonieta Vilella.

Escala do cotidiano (1º e 2º ano)

1. Separe algumas revistas e solicite que as crianças recortem figuras de objetos reduzidos e ampliados.

2. Promova a troca de ideias e questione sobre os tamanhos. Exemplo: a joia está ampliada e o carro apareceu reduzido. Afixe as figuras no quadro de modo que todos observem as diferenças.

3. Introduza a noção de escala e de legendas. Se possível, exiba um grande mapa e mostre como os países se apresentam de forma reduzida.


Maquete da sala de aula (1º ao 5º ano)

Materiais:
★ Papel colorido
★ Papel quadriculado
★ Canetinha hidrocor
★ Caixa de sapatos
★ Tinta guache
★ Cola
★ Tesoura
★ Caixas de papel de fósforo
★ Palitos de fósforo
★ Palitos de sorvete
★ E.V.A.

1. Desenhe com a canetinha hidrocor a planta da sala de aula com os alunos.
2. Usando uma caixa de sapatos sem tampa, retire um dos lados da caixa e pinte os demais lados da cor das paredes da sala com tinta guache.
3. Cole um pedaço de E.V.A. para fazer o chão.
4. Para fazer as carteiras, use caixas de fósforo embaladas em papel colorido. Cole pedaços de palitos de fósforo para fazer os pés das carteiras e da mesa da professora.
5. Encape duas caixas de fósforo juntas para fazer o armário.
6. Cole quatro palitos de sorvete juntos para fazer a porta.
7. Com um retângulo de E.V.A. verde, emoldure-o em palito de sorvete para fazer a lousa.

Dica de leitura!
Orientações e Mapas
A interpretação de mapas nem sempre é uma tarefa simples. Esse livro é uma ótima opção para complementar as aulas e explicar de maneira mais ilustrativa sobre o mundo da cartografia. Aproveite e utilize a leitura como uma forma de incentivar a curiosidade por lugares desconhecidos, a utilização de mapas, bússolas e cartas de orientação.
Textos: Eduardo Banqueri
Tradução: Eloísa Cerdán
Editora: Escala Educacional Preço: R$ 26,50
Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br


Dica de leitura!
Brasil em Mapas O livro é uma excelente oportunidade para conhecer melhor o nosso país. A história traz um retrato dos tempos antigos, quando o Brasil era habitado por grupos indígenas que viviam em harmonia com a natureza. Também narra a chegada dos europeus, suas plantações, criações e conflitos. Por fim, a autora mostra que, ao longo dos séculos, a nossa economia cresceu e as cidades se multiplicaram, mas a natureza brasileira sofreu com a ganância dos que a exploravam sem cuidados.
Autora: Renata Siebert
Editora: Editora FTD
Preço: R$ 60,60
Onde encontrar: www.ftd.com.br

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