terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto 'Quem Manda lá em Casa é o Respeito' inicia suas atividades

Plantão News

“A violência contra a mulher se transformou na principal causa de morte do sexo feminino e por isso já é considerada como um problema de saúde pública”, afirmou a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, na palestra que marcou a abertura dos trabalhos do Projeto 'Quem Manda Lá em Casa é o Respeito', ação desenvolvida pelo Ministério Público Estadual, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT).

A palestra de ontem (25.04) foi ministrada para 78 detentos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé), unidade que funcionará como projeto piloto dessa iniciativa. Além das palestras serão realizadas atividades com psicólogos e assistentes sociais para os infratores da Lei Maria da Penha.

De acordo com as promotoras Lindinalva Dalla Costa e Elisamara Portela, a violência doméstica normalmente é fruto de uma educação machista, que estimula o sentimento de superioridade dos homens em relação às mulheres. Neste cenário o ciúme potencializa os crimes contra o sexo feminino, pois é a causa de 90% dos ilícitos.

As estatísticas apontam que a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas no Brasil. O problema está presente em todos os segmentos sociais e, em quase 70% dos casos, os agressores são companheiros ou ex-companheiros das vítimas. “Desde a instauração da Lei Maria da Penha percebemos que houve uma queda no número de crimes contra a mulher, porém, o problema ainda persiste, o que nos motivou a criar iniciativas que sensibilizem a população carcerária e a sociedade em geral”, disse a promotora Elisamara Portela.

Para o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan de Oliveira, que representou a secretária e primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa no evento de inauguração das atividades do projeto, a iniciativa simboliza valorização da família. “A mulher está inserida no contexto familiar e faz parte do principal núcleo de inserção do homem na sociedade. Com o projeto, acredito que os reeducandos e detentos da violência deste gênero terão uma oportunidade de reescrever sua própria história”, salientou o secretário.

O PROJETO

O Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) abriga os infratores da Lei Maria da Penha da Grande Cuiabá. Dentre os ilícitos que caracterizam o crime está a lesão corporal, ameaça, homicídio, estupro e demais agressões contra a pessoa humana.

A legislação foi criada para dar uma proteção especial para mulheres, que muitas vezes acabam se tornando refém de uma situação humilhante dentro de sua própria residência.

O Projeto 'Quem Manda Lá em Casa é o Respeito' terá duração de dois anos, com realização de atividade em unidades carcerárias, bairros e associações comunitárias de Cuiabá. Posteriormente a ação será levada também para as cidades do interior do Estado, numa iniciativa de caráter preventivo e educativo.

A execução do projeto está a cargo da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da equipe multidisciplinar da Setecs-MT.

Um comentário: