domingo, 24 de abril de 2011

Nacional - Grupo lança movimento ‘Nossa Salvador’

luan.santos

TEXTO: RAÍZA TOURINHO

Promover a cidadania participativa para tornar Salvador uma cidade mais humana. É o que pretendem os integrantes do movimento Nossa Salvador, que visitaram ontem a redação de A TARDE para apresentar a iniciativa. A cerimônia do lançamento oficial ocorrerá às 17h da próxima segunda-feira, na Livraria Cultura, no Salvador Shopping.

Durante o evento, será divulgada pesquisa com 61 indicadores sociais em diversas áreas. “Queremos mostrar uma fotografia do município em seus 462 anos”, salienta o secretário-executivo do projeto, Aldo Ramon Almeida.
Na ocasião, será lançado o portal www.nossasalvador.org.br, que já entra no ar a partir de amanhã. O site pretende sistematizar e divulgar os principais indicadores de qualidade de vida da capital baiana, permitindo o acompanhamento de toda a sociedade, além de abrir espaço para o debate e monitoramento do poder público.

“O movimento vai provocar os atores sociais para que cada um realize seu papel na sociedade”, explica o empresário Ricardo Pessoa, que integra o grupo. “Como se faz para resolver o problema da segurança pública? É só o governo? Não, é todo mundo”, garante outro integrante, Isaac Edington. Para ele, é por meio do efetivo exercício da cidadania que a cidade se tornará mais sustentável. “A gente quer que todos participem”, enfatiza.

A organização do movimento será feita a partir de grupos de trabalhos (GTs), que levantarão dados com o objetivo de buscar soluções para os problemas sociais. O modelo do projeto já existe em outras 52 cidades, que integram a Rede Latino-americana de Cidades Justas e Sustentáveis.

Inspiração

O movimento Nossa Salvador foi inspirado por outro ocorrido há dez anos em Bogotá, capital colombiana. O movimento nesta cidadese iniciou com um grupo de intelectuais, acadêmicos, empresários e civis que se reuniram para discutir maneiras de tornar a cidade mais justa, mais igual e com melhor qualidade de vida. Tal iniciativa pioneira trouxe bons frutos à capital colombiana, de maneira que influenciou outras cidades da America Latina, como La Paz, Santiago, Santa Cruz de La Sierra e as brasileiras SãoPaulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal A Tarde, Primeiro Caderno, página A7, 22 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário