segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Colonização Holandesa

Após conseguirem consolidar seu projeto de conquista e ocupação do território colonial brasileiro, os holandeses passaram a tomar medidas que viabilizassem o alcance de seus objetivos de natureza econômica. Para tanto, contaram os membros da Companhia das Índias Ocidentais e resolveram convocar o conde João Maurício de Nassau para tomar as primeiras ações administrativas no espaço conquistado. Entre os anos de 1637 e 1644, a política colonial holandesa no Brasil esteve sob a tutela deste nobre.

Ao chegar às terras brasileiras, Nassau encontrou a produção açucareira completamente organizada e carente de diversas medidas que atendessem a demanda dos senhores de engenho. O estado desolador primeiramente observado foi consequência dos conflitos desenvolvidos no processo de invasão. Tal fato acabou motivando a fuga de vários proprietários para a Bahia, a fuga de inúmeros escravos e a destruição de várias unidades produtivas.

Dessa forma, boa parte das medidas empreendidas por Maurício de Nassau buscou a normalização da produção açucareira nordestina. Para que isso fosse possível, o administrador holandês concedeu crédito para que vários produtores pudessem reconstruir os engenhos e preparar novas lavouras de cana-de-açúcar. Além disso, convidou diversos representantes da elite local para participar dos órgãos administrativos e reaqueceu o fornecimento de escravos africanos na região.

Sob o aspecto militar, Nassau organizou uma investida que garantiu o controle sobre a província das Alagoas e tentou, em um segundo momento, ocupar a cidade de Salvador. Paralelamente, buscou superar as rotineiras crises de abastecimento ao obrigar os proprietários de terra a plantarem mandioca em uma quantidade proporcional ao número de pessoas que habitavam o engenho. Contudo, não podemos limitar o papel desempenhado por Nassau às esferas econômica e militar.

Preocupado em ter seu governo legitimado pelos colonos que estavam sob o seu domínio, Maurício de Nassau capitaneou um expressivo projeto de reforma urbanística. Instituiu a modernização do espaço urbano da cidade de Recife com a realização de várias construções de fundamental importância. De fato, a transformação daquele espaço foi acompanhada por várias outras medidas que demonstravam uma sensível diferença em relação à antiga administração lusitana.

Os holandeses permitiram que o comércio fosse livremente realizado naquelas regiões que tivessem recebido financiamento para a construção de engenhos. Com relação à prática religiosa, permitiram que qualquer tipo de crença fosse livremente exercido. Em consequência a tal política, foi nessa época que a primeira sinagoga judaica foi construída no território colonial americano, na cidade de Recife.

Outra interessante medida adotada pela política empregada por Maurício de Nassau envolveu a organização de missões artísticas e científicas que deveriam catalogar e registrar o espaço dominado pela Holanda. Nomes de grande expressão do cenário artístico-científico europeu, como Georg Marggraf, Frans Post e Albert Eckhout, realizaram um amplo leque de registros da fauna e da flora regionais.

Somente em 1642, momento em que a União Ibérica já havia chegado ao seu fim e a relação entre os colonos e holandeses se mostrava desgastada, esse período ímpar do Brasil Colônia chegou ao fim. Para que os holandeses saíssem do nordeste brasileiro foi necessária a deflagração de vários choques militares e uma série de negociações diplomáticas entre Holanda e Portugal.
Por Rainer Sousa
Mestre em História
Por Rainer Gonçalves Sousa
ARTIGOS RECOMENDADOSPROCLAMAçãO DA REPúBLICAProclamação da República, Movimento Republicano, Abolição da Escravatura, Movimentos militares, Positivismo, Queda de Dom Pedro II, Guerra do Paraguai, Deodoro da Fonseca, José do Patrocínio, golpe de Estado.
OS POVOS INDíGENAS NO BRASILOs povos indígenas no Brasil, O que são os povos indígenas no Brasil, Onde estão localizados os povos indígenas no Brasil, Como vivem os povos indígenas no Brasil, Quais os problemas dos povos indígenas no Brasil.
INTERAGIRImprimir | 7 comentários | Comentar quinta-feira | 15/09/2011 15:54 | LAIZAlegal, muito bom ,tenho certeza que me vai ser muito util. sábado | 20/08/2011 10:43 | denisnuito bom seu texto adorei voltirar 10!!! nesse trabalho ****beijosssssssssssss!quinta-feira | 21/07/2011 12:58 | RaniieleE muito bom adorei mima ajudou muito !!quinta-feira | 19/05/2011 03:58 | palomaparabéns e claro obrigada pois foi mt útil
ver mais comentários (3 restantes)
Deixe seu comentário para "Colonização Holandesa"Nome:
E-mail:
Comentário:
• Cadastre-se
• Esqueci minha senha




Anúncios Shopping UOL POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCOResolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2011 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

Nenhum comentário:

Postar um comentário