quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mato Grosso conquista 12 medalhas nas Olimpíadas Escolares

Os estudantes mato-grossenses encerraram no domingo (18.09) a participação do Estado na sétima edição das Olimpíadas Escolares. Os atletas de 12 a 14 anos, categoria B, conquistaram a medalha de prata no vôlei masculino da primeira divisão. Ao todo o Estado assegurou 12 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e sete de bronze ao longo dos nove dias de competição realizada em João Pessoa, capital da Paraíba.

Na primeira fase do evento (09 a 12.09) nossos atletas conquistaram 11 medalhas nos esportes individuais ficando em primeiro lugar no ranking de conquistas, entres os Estados da região Centro Oeste. Os estudantes oriundos de escolas municipais, estaduais e privadas competiram em oito modalidades esportivas: atletismo, judô, xadrez, natação, vôlei, basquete, futsal e handebol nos naipes masculino e feminino.

No total 165 pessoas entre atletas, comissão técnica, profissionais das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Seel), compuseram a delegação mato-grossense nas Olimpíadas 2011. Para que os atletas pudessem representar Mato Grosso no evento, o governo do Estado investiu R$ 800 mil. Deste total, R$ 100 mil foi destinado ao transporte aéreo de ida e volta à capital paraibana. O restante foi aplicado na realização das etapas regionais e estadual dos jogos.

Segundo o técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc e chefe da delegação mato-grossense, Rosberg Martins, “além das passagens aéreas, os recursos oriundos de Seduc e Seel foram aplicados na realização de 10 fases regionais, que reuniu as Escolas vencedoras de todos os municípios, bem como na estadual, realizada em Sorriso, que contou com a participação das 100 unidades de ensino que venceram as regionais”, disse.

Ele ressaltou que a delegação que competiu em João Pessoa contou com os campeões estaduais dos esportes individuais e coletivos. “Durante os jogos cada modalidade recebeu o acompanhamento de um profissional da Seduc ou da Seel”, disse. Martins acrescenta que desde a primeira Olimpíada realizada em 2005, está “foi primeira vez” que os estudantes do Estado tiveram o apoio de uma profissional de psicologia do quadro da Seduc, que prestou atendimento motivacional aos atletas.

RESULTADOS

Nos esportes individuais, modalidade Atletismo, os medalhistas de ouro do salto em distância, Tayná Carolina Souza e da corrida de 1 mil metros, Mateus Silva Assis, bem como os segundos colocados no lançamento de dardo, Pedro Barros e do revezamento 4/75, Kezia Santos, Tayná Souza, Mirieli Silva e Stefane Oliveira alcançaram índices para representar Mato Grosso e o Brasil no Sul Americano de Esportes Olímpicos. A competição será realizada em dezembro deste ano, em Bogotá, na Colômbia.

A segunda colocação do Colégio Isaac Newton (CIN) no Vôlei Masculino garantiu ao Estado à subida, em 2012, para a categoria especial composta pelas 12 melhores equipes do país. Mato Grosso também se destacou no Basquete Feminino com duas vitórias e apenas uma derrota na fase de classificação da categoria especial, tendo como destaque a armadora Lohana Bordignon, de 13 anos que deve ser convocada ainda este ano, para os compromissos internacionais da Seleção Brasileira sub 15.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte, dos governos estaduais e direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário