domingo, 18 de setembro de 2011

MT- Formação debate práticas de rádio e jornal nas escolas

Redação 24 Horas News


Uma simulação da rádio escola da unidade estadual Zélia Costa de Almeida levou para o público presente no 2º Encontro de Formação em Educomunicação uma pequena dose do trabalho desenvolvido pelos estudantes. Na apresentação os locutores passaram dicas para melhorar alimentação e a qualidade de vida dos cidadãos, abordaram o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e deram uma palhinha para a realização do Fórum.

A rádio ZCA, funciona na escola desde 2008 e foi o modelo apresentado no início dos trabalhos do seminário, nesta sexta-feira (16/09), no Hotel Mato Grosso Palace, organizado pela Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT).Participam cerca de 120 profissionais da educação de um total de 16 municípios de Mato Grosso.

Durante todo o dia serão realizadas oficinas e debates sobre as metodologias aplicadas para o desenvolvimento dos projetos das rádios e de jornais impressos. Direitos autorais, a operacionalização dos equipamentos para as rádios, seleção de imagens, a edição dos jornais, serão temas debatidos.

A técnica da coordenadoria de Projetos Educativos, Marli Goveia de Oliveira, esclareceu que o Ministério da Educação disponibilizou recursos para a implantação do Educomunicação e coube a Seduc ofertar os profissionais da área de linguagens para capacitação técnica e pedagógica para emprego da nova ferramenta de trabalho nas unidades escolares.

Segundo ela, o processo somente pode ser concretizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O conceito do projeto Educomunicação propõem que professores e alunos sejam os gestores da comunicação, conseguindo ampliar o espaço das ações no âmbito da comunidade escolar.

“Nosso aluno constrói o conhecimento diariamente e os profissionais especializados são fundamentais nesse processo”, finalizou a secretaria de estado de educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, durante abertura do evento.

BOAS PRÁTICAS

Na Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, de Cáceres, 25 alunos - educomunicadores - participam diretamente do trabalho de confecção de programas e operacionalização da rádio. A professora Raquel Cecília Carvalho Borges explica que desde 2004 tiveram início os estudos para implantação da proposta pedagógica.

Ela explica que os trabalhos são divididos por temáticas. “Mídias são preparadas e apresentadas a todos os alunos. Das letras das músicas há apresentações culturais, além de trabalharmos o rádio nos momentos cívicos. Percebemos que o envolvimento possibilita maior interação com as propostas de atividades da escola, além de ampliar a capacidade de concentração”. A unidade atende a 1,2 mil alunos.

Participam das atividades profissionais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Guarantã do Norte, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário