quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MT- Seduc realiza 2º Encontro da Juventude

Integração, articulação e participação são os objetivos da proposta do 2º Encontro da Juventude realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), nos dias 21,22 e 23 de setembro. O evento terá início às 8h, no Hotel Palace Mato Grosso, em Cuiabá. A ação, realizada pela Coordenadoria de Ensino Médio, reunirá 200 participantes, dentre os profissionais da educação e alunos da rede pública.



No total foram convidados 50 estudantes do Ensino Médio Inovador (capital e de Várzea Grande) e outros 50 do interior do Estado - representando 49 municípios -, situados em pontos estratégicos do Estado. A seleção seguiu um critério de divisão por pólos, possibilitando que todas as regiões do Estado fossem contempladas. Participarão do encontro representantes dos pólos da Amazônia, Cerrado, da região do Araguaia, e Pantanal.



“Nesse encontro pretendemos criar uma rede social e também um banco de dados com informações sobre entretenimento, oportunidade de empregos, estudos, hospedagem, alimentação e divulgação de programas e projetos”, explica uma das organizadoras do evento, Angélica Garcia Ibrahim. A ideia é a de fortalecimento das ações interior/capital.



As ações buscam o fortalecimento do protagonismo juvenil e a criação de grêmios estudantis também desenvolvidas. “Vamos propiciar o fortalecimento e implementação através de uma nova metodologia de ação, baseada em um diagnóstico situacional, na análise da FOFA (Força/Oportunidades/Fraquezas/Ameaças)”.



Dentre as atividades programadas está a realização de uma mesma redonda onde irão participar a representante do Parlamento Juvenil, Ana Cristina Soares de Almeida (da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti, de Campos de Júlio) , a estudante e representante do Parlamento Jovem Brasileiro, Laura Maria Galdino Delgado de Arruda (da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, de Cuiabá) e o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Antônio Gomes Primo, de São José do Xingu, Raviano dos Santos Coelho. Eles irão tecer relatos sobre as experiências no desenvolvimento de suas ações.



Também serão realizadas oficinas onde serão propostas reflexões e debates sobre temas como a cidadania, direitos humanos e democracia.



Saiba Mais: Ensino Médio Inovador



Os estudantes do Ensino Médio Inovador são incentivados ao processo educacional por meio do estímulo às atividades teóricas e práticas apoiadas em laboratórios de ciências, matemática e outras ações nas diferentes áreas do conhecimento. Nessa modalidade os estudantes permanecem mais tempo na escola, saindo de 800 para mil horas/aula.


PATRÍCIA NEVES

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário