quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MT- Encontro de Corais destaca ações educativas

“Desde que começou a participar do coral, chega em casa mais tranqüila, centrada”, Nágera Dourado / Assessoria Seduc-MT

A afirmação é da mãe da estudante Vivian Caroline dos Reis, Maria de Fátima Rodrigues. A menina, assim como outras 30 crianças, representou a Creche Escola Maria Eunice Duarte de Barros durante o 1º Encontro de Corais das Escolas Estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, realizado na sexta-feira (16/09), no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller.

O coral Ciranda Musical foi fundado em 2003 com o intuito de incluir a musicalização infantil como uma das atividades da creche. Segundo o professor de música e regente, Wiliam Amaral, o coral prepara os estudantes para o mundo. Os ensaios semanais são divididos por faixa etária, devido a abrangência do coral que varia de 2 a 6 anos de idade.

O professor relata que após atingirem idade e saem da creche, algumas crianças continuam no ramo musical. “Alguns alunos que iniciaram o coral em 2003, atualmente fazem parte da orquestra mirim e de grupos musicais infantis, como o coral do SESC, Praticutucá”, declara.

Nágera Dourado / Assessoria Seduc-MT

Encontro de Corais destaca ações educativas
O encontro, organizado pelo regente do coral da Seduc, Adriano Bismark, também reuniu estudantes do Ensino Médio, como da Escola Estadual Julio Muller que mesclou música e teatro durante as três canções. Os estudantes se apresentaram caracterizados de personagens bíblicos e posteriormente animaram a platéia com o sucesso Whisky a GO GO, do grupo musical Roupa Nova.

“O projeto é para as pessoas que têm vontade de cantar e desconhecem compasso, ritmo ou afinação”, afirma o professor responsável, João Domingos de Araújo, que também participa das apresentações tocando diversos instrumentos. Segundo ele, o coral iniciado neste ano, por meio de Programa Mais Educação, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), foi dividido em dois momentos. Neste será iniciada a parte técnica.

Para o professor, o projeto complementa o conceito de aprendizagem. “As pessoas acreditam que a escola é feita de giz e quadro negro, mas escola é isso aí (apontando para o grupo de estudantes do coral)”, conclui.

Projeto Seduc

A coordenadora de aplicação desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho Ana Maria Mota Ferreira considerou que as apresentações superaram as expectativas. Ao todo onze escolas estiveram presentes no evento, cada uma com direito a apresentação de três canções. O novo encontro, sem data definida, é planejado pela equipe. A coordenadora destaca que as reuniões periódicas com os regentes irão continuar.

O objetivo do evento é divulgar à sociedade os trabalhos realizados pelas unidades escolares quanto ao canto coral e sua importância no desenvolvimento sócio-afetivo-cultural dos educandos e concentrou um público de 200 pessoas.

Entre as unidades representadas estavam a Escola Estadual Alcebíades Calhao, Júlio Muller, Rodolfo Augusto T. Curvo, Professora Dione Augusta Silva Souza, Doutor. Francisco de Aquino Correa, Professora Arlete Maria da Silva, Liceu Cuiabano, José Leite de Moraes, Benedito de Carvalho e Ulisses Cuiabano.

O coral Vésper, da Escola Estadual José Leite de Moraes participou com o maior número de integrantes. Segundo o regente Odenil Seba, 50 estudantes fazem parte do grupo que se apresentou com uniforme customizado e composições próprias. O coral foi instituído na unidade desde 2007 e reúne estudantes do 5º ano ao ensino médio.



Assessoria/Seduc-

Nenhum comentário:

Postar um comentário