quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MT- Nota de esclarecimento à sociedade mato-grossense

Nós, funcionários, professores, coordenadores e a gestão desta unidade escolar, cuja denominação é Escola Estadual Maria Macedo Rodrigues, demonstramos nossa insatisfação diante das últimas notícias veiculadas pela imprensa (G1- TVCA e TV BAND- CIDADE VERDE), em que afirma que a nossa unidade de ensino FOI A PIOR DO ENEM EM MATO GROSSO/2011.

Esses meios de comunicação, equivocadamente, transmitiram informações que não condizem exatamente com a realidade do que ocorreu, porquanto, deveriam ter analisado o critério utilizado pelo MEC para avaliar o ENEM e trazer com fidedignidade a notícia.

Assim, as escolas foram dividas por grupos. Dizer o critério utilizado pelo Enem.

1º grupo – igual ou superior a 75% de alunos que participaram.

2º grupo–maior ou igual a 50% e menor do que 75% dos alunos que participaram .

3º grupo–maior ou igual a 25% e menor do que 50% dos alunos que participaram.

4º grupo- inferior a 25%

No caso de nossa unidade de ensino incentivamos os nossos alunos a participarem do Enem, independente da nota que tirarem, mas por ser um direito de todos eles; sendo assim, jamais poderíamos privá-los da oportunidade de conseguirem descontos em faculdades e pontuarem para ingressos em universidades públicas.

Acreditamos que, caso as escolas sejam avaliadas desta forma, certamente as mesmas irão selecionar os seus representantes, a fim de não receberem uma avaliação negativa do Enem. A nossa escola está no último lugar do 1º grupo de maior participantes e fizemos questão que os 100% dos nossos alunos realizassem a prova e não apenas alguns poucos que se destacavam.

Analisando o resultado no geral, há 8 escolas estaduais , somente em Várzea Grande, e 176 escolas em Mato Grosso com média menor que a nossa.

Deve ser observado, ainda, que tivemos uma excelente nota em redação, que é eliminatória em muitos concursos, até mesmo, melhor que muitas escolas particulares. Comparando a nossa nota do ENEM 2009, que foi de 427,88 com a de 2010, que foi 485,55 obtivemos um crescimento em torno de 12%, o que é considerável, se comparada à média nacional que foi de 501,58. No último exame, e passou para 511,21 nas provas objetivas, tendo um crescimento de aproximadamente 2%.

Não podemos deixar de ressaltar que o ENEM não avalia o conhecimento só do ensino médio, mas o conhecimento acumulado pelo estudante durante a vida. Não se muda um processo educacional em dois anos, e com isso, não concordamos com o uso do exame para avaliar escolas ou sistemas de ensino, pois o ENEM avalia o aluno. Isto mostra claramente que a nossa escola apesar de não ter uma estrutura adequada (quadra coberta, refeitório, biblioteca, laboratórios, salas adequadas e climatizadas) ainda assim, estamos melhorando significativamente.

Caso não sejamos atendidos com a retratação dos meios de comunicação, passaremos o caso para o ministério público.

Várzea grande, 14/09/2011

Att,

CDCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário