domingo, 18 de setembro de 2011

"Você acompanha as transformações brasileiras?" -

Um artigo do palestrante Dalmir Sant’Anna
09/09/2011
Futuro Eventos (Futuro Eventos)

Em janeiro de 2011, elaborei um texto, indicando que o cenário brasileiro, seria de transformações com expressiva competitividade em diversos setores. Naquele artigo mostrei que entre empresários, dos mais diferentes segmentos, existia a confiabilidade de que o Brasil era e, continua sendo a "bola da vez". Foi como uma avalanche, a quantidade de mensagens que recebemos no escritório, de profissionais comentando que eu estava sendo otimista nas perspectivas. Será mesmo? Ao analisar informações divulgadas nas mídias, percebo que não, pois o ambiente continua sendo de mudanças.

Isso tudo exige maior grau de comprometimento individual, capacidade de perceber novas oportunidades e acreditar que não vivemos mais um período de mudança, mas sim, a mudança de um novo período.

Amplitude do campo de visão - Apresentei recentemente palestra na convenção nacional de vendas, de uma conceituada empresa brasileira, destaquei que o profissional precisa romper a visão tubular (olhar limitado), para atuar com uma visão de longo alcance, fazendo um giro de 360 graus ao sua volta. Interessante que isso não pode acontecer somente na área comercial. O Brasil está em plenas transformações e cada profissional precisa aproveitar as oportunidades que estão diante de si. Mas como fazer isso? Abandonando gradativamente as frustações e a insegurança, na medida em que um elevado investimento de confiabilidade é depositado na ascensão dos conhecimentos, inovações e carreira profissional.

Quem não é visto não é lembrado - Exemplo verídico do quanto o Brasil está em transformação é constatado na publicidade. Você que viaja de avião, percebe nitidamente, o uso de comerciais nos mais diversos espaços dentro da aeronave, no banheiro, nas poltronas e nas revistas de bordo. O que chamou minha atenção ultimamente está no uso da parte externa. Uma empresa aérea usa parte da aeronave para divulgar a marca de uma empresa de chocolate. Outra companhia fez a plotagem com a divulgação do lançamento de um filme brasileiro. Na sua empresa, como estão os investimentos em publicidade? Jamais se esqueça do ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. Quem não é lembrado, desaparece da mente do consumidor.

Notícias divulgadas recentemente mostram que o Brasil terá pelo menos, mais sete novas fábricas de automóveis. A Suzuki confirmou sua fábrica em Itumbiana (GO). A Chery inicia a construção de uma unidade em Jacareí (SP).

A sul coreana Hyundai está com obras em Piracicaba (SP) e a Toyota em Sorocaba (SP). A segunda unidade da Fiat no Brasil será em Pernambuco, sendo que a unidade de Betim (MG) está com expressivas ampliações. A Honda está em estudos para uma nova fábrica além da unidade de Sumaré (SP). A BMW anunciou interesse em produzir automóveis no Brasil. Se no segmento automotivo há confiabilidade no Brasil, o que você está esperando? O amanhã é incerto e o momento de acompanhar as transformações é agora. Não deixe a oportunidade passar diante de seus olhos. Acredite mais em você, desenvolva suas competências e aproveite para sentir o gostinho mágico da vitória.

Dalmir Sant’Anna - Palestrante comportamental, mestrando em Administração de Empresas, autor dos livros “Oportunidades”; "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação”. Visite o site: www.dalmir.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário