quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alunos melhoram habilidades de leitura e escrita com jornal

Luan Santos

Política, economia, esportes e cultura são algumas das seções de um jornal impresso. É uma fonte rica de informações acerca do que acontece na sociedade local e mundial. Mas o jornal não é apenas utilizado como informação, ele é também uma rica ferramenta pedagógica. E o Programa A TARDE Educação está disseminando esta prática e os resultados continuam a aparecer.

Na cidade de Crisópolis, a 215 km de Salvador, o jornal está sendo utilizado em sala de aula pelos professores. Na Escola Municipal Caio Caldas Sobrinho, a professora Mariluce Souza resolveu por em prática sua criatividade com o jornal em sala de aula com alunos do sexto ano do ensino fundamental. Primeiro, ela explicou como é a estrutura de um jornal, passando por todas as seções que formam o periódico. Em seguindo, realizou uma atividade chamada “Lendo Através de Imagens”, com o objetivo de promover maior proximidade dos alunos com o jornal.

“Desta forma, proporcionamos um conhecimento mais amplo das informações contidas no jornal, focando nas imagens e estimulando nos alunos o interesse pela leitura e produção de textos”, relata a professora. Para desenvolver esta atividade a turma foi dividida em grupos de quatro alunos, sendo que cada grupo recebeu um exemplar de A TARDE. De forma dinâmica e criativa, os alunos selecionaram imagens de matérias atuais e através dessas imagens criaram os seus textos.

Desta forma, os alunos criaram textos baseados nas imagens que selecionaram e na breve leitura que fizeram dos textos. “Conclui que o objetivo proposto na atividade teve um bom resultado. Os alunos aprenderam a ler o jornal com uma outra visão e fazer a leitura de imagens, que antes não faziam”, conta Mariluce.

Segundo ela, a atividade estimulou os alunos para que lessem mais, de maneira que melhoraram seu desempenho em sala de aula em relação à leitura e escrita. “Percebi também que através deste trabalho houve maior interesse pela leitura e escrita, pois agora leem e produzem com um outro olhar”, diz.

Sobre o A TARDE Educação

O programa A Tarde Educação é uma iniciativa de A TARDE e visa levar o periódico impresso às escolas, de maneira a democratizar a informação e incentivar a construção de novos leitores. Foi implantado há 15 anos e atende hoje a mais de 3300 escolas das redes estaduais e municipais de ensino nas 40 cidades baianas em que está presente. As instituições integradas ao programa recebem diariamente o periódico impresso para ser utilizado em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário